"Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho"
Fil 1:12-21
Introdução: Uma organização americana ofereceu 500 dólares pela captura de lobos. Havia uma espécie em extinção, então isso foi comunicado a alguns caçadores. Dois caçadores, chamados: Peter e Jake saíram em busca desses lobos. Uma noite, eles armaram as suas barracas, comeram, e dormiram para que, no outro dia, saíssem em busca dos lobos. De madrugada o Peter acordou e viu que havia cerca de 50 lobos em volta deles. Todos rosnando, pronto para atacá-los. O Peter pegou um graveto, cutucou o Jake, e disse: Jake, acorda, estamos fritos! O Jake, quando viu aqueles lobos, disse: Oba ! Estamos ricos!
O determina a felicidade de uma pessoa? Foi essa a pergunta que palestrante fez. Alguns responderam: dinheiro, saúde, bom relacionamento no casamento. Na verdade o que determina sua felicidade é a sua atitude.
Pra você ter uma idéia com atitude faz a diferença é só pensar nos soldados de Saul quando estavam lutando com o gigante Golias. Eles pensaram: É muito grande, não podemos vencê-lo. Davi , olhou para o gigante e pensou : é muito grande, não tem como errar. O que fez a diferença ali, naquele campo de batalha, foi a atitude de Davi. A sua atitude em relação ao problema é mais importante que o seu problema.
Paulo é um exemplo de alguém que tinha a atitude certa diante das adversidades.
Contexto: É muito importante que nos lembremos da situação em que Paulo estava quando escreveu essa epístola. Paulo não apenas estava na prisão, mas, como era costume daquele tempo, ele estava acorrentado, possivelmente em dois soldados, um de cada lado. Ele não apenas estava numa cela, fria, sem conforto, mas também a liberdade dele era invadida desse jeito. Ele nunca ficava por conta de si, nunca era deixado a sós, nem por um segundo. Havia uma constante troca de soldados que faziam seu plantão acorrentado a ele, um após outro, quando cada período de serviço terminava. Ele não tinha privacidade, em nenhum sentido.É difícil pra nós imaginar o tanto que isso foi difícil pra ele, especialmente pensando no tipo de pessoas que aqueles soldados poderiam ser. Homens grosseiros, mal educados, estourados. Totalmente contrário ao Paulo. Que tinha uma mente culta, sensível, espiritual. Agente pode pensar nesses soldados como pessoas que gostam de fazer piadas sujas, que blasfemavam, homens farra. E lá estava Paulo. Todos os dias na presença daqueles homens. Esse era o tipo de provação que ele estava passando. E aqui nessa carta nós vemos a atitude dele diante disso tudo. Ele não se queixa, ele desanima, pelo contrário , Paulo ele escreve pra igreja e diz: Alegrai-vos no Senhor.
Com a experiência dele podemos aprender três lições sobre Atitude.
1 - Você precisa ter uma atitude correta para com Deus.
A atitude dele para com Deus era correta.
Paulo não se apoiava no amor dele por Deus, mas sim no amor de Deus por ele.
Se você começar a questionar se Deus te ama ou não, isso já será o começo da derrota. Paulo tinha tanta convicção do amor de Deus que isso o fazia descansar.
Ele disse em Romanos. 5:8 que Deus provou o seu amor para com ele. O que ele fez pra provar? Deu o filho.
Olhe essa declaração maravilhosa de Paulo sobre o amor de Deus.
Romanos 8 37-39.
Ele fala que tudo o que acontece na vida tem um propósito e diz que Deus faz com tudo coopere.
Ele não diz que vamos entender tudo o que Deus faz.
Ele não diz que tudo o que acontece é bom.
Ele não diz que tudo vai dar certo pra todos.
Ele não diz que tudo coopera para quem ama muito a Deus.
Ele diz que Deus, usa o que é ruim para fazer algo em nós. Deus é capaz de transformar o mal é bem.
Ele sabia que Deus o amava. Ele não tinha duvidas.
2 - Você precisa ter uma atitude correta para com você mesmo.
A atitude dele para consigo mesma era correta.
Ele diz: O que aconteceu comigo contribuiu para que outras pessoas ouvissem falar de Cristo, ouvissem o evangelho. Ele não estava preocupado consigo mesmo. Quando sua grande preocupação é você mesmo, seu conforto, sua preservação , seu interesses, então você vai julgar suas circunstancias se são boas ou mas , baseadas em como elas afetam você. Se as circunstancias não são boas para o seu conforto, para sua preservação, para os seus interesses então você vai dizer :essa circunstancia é ruim. To tendo uma semana terrível.
Para Paulo, a sua grande preocupação era o evangelho.Ele olhava para as circunstancias e pensava como isso contribui para o progresso do evangelho?
Ele não olha para as circunstancias e diz: Isso é bom para o Paulo? Para o ministério do Paulo? Para a saúde do Paulo?
Ele não esta preocupado consigo mesmo.
Ele poderia ter dito: Porque estou aqui nessa cela, acorrentado, eu deveria estar pregando, porque Deus permitiu isso? Ele poderia ter se queixado, poderia ter vivido desanimado, triste , mas olhe a atitude dele: Tudo o que me aconteceu, contribuiu para o crescimento do evangelho. Ele não se preocupava com ele, com seu conforto. A vida dele não era importante, o que era importante era o evangelho.
Muitas pessoas quando passam por dificuldades, logo começam a murmurar e dizer :porque nada da certo pra mim?Onde foi que eu errei? Parece que para os outros tudo vai bem. Porque Deus não dá logo um jeito em tudo o que está errado em minha vida? Talvez você nem mesmo chegue a falar, mas lá no fundo você sente uma indignação porque as coisas não dão certo pra você, mas a macumbeira da esquina, tem um carro importado, tem uma vida aparentemente feliz, enquanto você esta passando por provações.
Mas eu acredito que as adversidades, os problemas, as aflições vem em nossas vidas para nos dar uma correta visão da vida. Algumas pessoas não pensam quando tudo vai bem. Pra elas a vida é só ganhar dinheiro. Ai vem uma dificuldade, perdemos o nosso negócio e começamos ter uma visão correta da vida. Nós nos conscientizamos da nossa pequenez e pensamos como estamos longe de Deus. Como somos falhos.
Muitos se afastam de Deus por causa do sofrimento. Mas garças a Deus, que a palavra de Deus nos oferece consolo. Temos respostas. O um principio que a Bíblia nos mostra que a atitude faz toda a diferença.
O que importa não é tanto o que acontece com você, mas sim sua atitude diante das coisas que você enfrenta.
“Alguém disse : Se a vida te deu limões , faça uma limonada”. E Paulo era alguém que soube fazer limonada.
Talvez alguns de vocês estejam também numa prisão. Isso pode ser uma doença, uma situação que você ainda não conseguiu sair, pode ser um problema que ainda não se resolveu. Você não quis entrar nessa situação. Você foi arrastado. Isso faz parte da vida. Só que a grande tragédia hoje, é que as pessoas se concentram demais naquilo que esta errado na vida delas.
Eu não gosto dessa situação, olha pra mim, olha minha vida, olha onde eu estou. O que eu consegui na vida? O que eu tenho? Você , para e começa pensar em tudo o que não gosta em você.
Paulo não era assim. Ele tinha sido. Mas agora a preocupação dele era outra. Cristo deve ser engrandecido em mim. Pra mim o viver é Cristo.
O resultado era: Aqui na prisão Cristo está sendo anunciado. Talvez ele nunca teria a oportunidade de pregar lá. Mas Paulo viu a sua adversidade como uma oportunidade.
Ele se preocupava com o evangelho. A prisão em Roma se tornou um campo missionário, as circunstancias se tornaram maravilhosas e os soldados testemunhas do evangelho.
Alguém disse que não existem problemas, e sim oportunidade.
Paulo agarrou a oportunidade para testemunhar . Cristo foi anunciado.
Mas há ainda algo que poderia deixar Paulo abatido:
Isso está nos versos 15-18
15 Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia; outros, porém, o fazem de boa vontade;
16 estes, por amor, sabendo que estou incumbido da defesa do evangelho;
Puxa, pense uma pessoa nos tempos do Paulo. Nossa esse pastor foi preso, além de estar preso, as pessoas estão tirando vantagem dele para ganhar dinheiro. Esse camarada não tem sorte.
Ele poderia ter vivido preocupado com a igreja, pensando nisso. Mas ele sabe que aquele que começou a oba obra vai terminar. Fil 1:6
Ele diz : Eu não vou me preocupar com eles. Eu sei quem começou a obra.
3- A sua atitude pode influenciar as pessoas que te conhecem.
14 e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus.
Em relação aos crentes sua atitude os anima:
A conseqüência disso tudo é que alguns irmãos que estavam fracos na fé, motivados pela situação Paulo, começaram a pregar a palavra.
Em relação aos incrédulos sua atitude testemunha pra eles.
Sua atitude afeta as pessoas que estão perto de você. Muitas pessoas sabem que você é crente, que freqüenta essa igreja, que crê em Jesus. Quando você passa por uma aflição, quando a vida te acerta um soco, eles dizem: Vamos ver o que ele faz, o que ele diz.
Isso é contagiantes. Coragem contagia. Tudo o que você faz afeta as pessoas que estão ao seu redor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário