domingo, 30 de novembro de 2008

Princípios do Mar Vermelho. 10 estratégias para vencer as dificuldades da vida. (parte II )

Introdução: Na semana passada nós olhamos para as cinco primeiras estratégias para enfrentar os desafios da vida. Deixe-me te lembrar quais são:

1 – Perceba que você está no lugar que Deus desejou.
2 – Esteja mais preocupado com a glória de Deus do que com o seu alivio.
3 - Conheça o seu inimigo mas continue focado em Deus.
4 – Ore
5 – Esteja calmo e confiante e de tempo para Deus trabalhar.

Nós vimos que os israelitas escaparam do Egito porque Deus os libertara por meio do seu servo Moisés. Eles acamparam junto ao mar vermelho porque lá foi o lugar que Deus ordenou. Faraó se arrependeu de ter libertado os esraelitas. Quando os esraelitas viram os exercitos de faraó se aproximando, ficaram com medo. Eles agoram tinham um novo desafio pela frente.
Eu disse semana passada que se você não está passando por dificuldades agradeça a Deus, porque elas virão. Enquanto você estiver respirando você terá dias bons e dias ruins.
Essas estratégias funcionaram há 4000 anos atrás e eu acredito que elas ainda funcionam.


6 – Quando tudo estiver incerto, apenas de um passo pela fé.

Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. 14:15

Parece estranho que no verso 13 Moisés responde ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR. Mas Deus no verso 15 diz que o povo deve marchar. Isso não faz sentido! Mas perceba que Moisés como líder se mostrou confiante para o povo, mas diante de Deus ele abre o coração.

Deus diz: porque você clama a mim ? Diga ao povo que marche!

Na maioria das vezes a coisa mais difícil em lidar com as dificuldades é dar o próximo passo. Muitas vezes somos paralizados pelo medo, tristeza, fadiga e não podemos continuar nos movendo. Algumas vezes nos acostumamos com a dor e é mais confortável viver com a dor do que dar um passo para o desconhecido.

Na Biblia há muitos textos nos quais Deus manda o povo correr riscos. Nós temos medo de dar mais um passo pela fé. Pessoas que estão solteiras tem medo de se casar achando que vai ser horrível. Outras tem medo de se aventurar num novo emprego ou fazer algo novo. Nós não queremos correr riscos! Na verdade quando você estiver passando por esses momentos de incertezas de mais um passo pela fé!

Hebreus 11:29 diz que o povo atravessou o mar vermelho pela fé.

Mas o que é fé?

Hebreus 11:1 diz que fé é certeza das coisas que se esperam e convicção de coisas que não se veêm.

Assim como a nossa visão física é o sentido que nós da a evidência do mundo material, a fé é o "sentido" que nos dá a evidência do invisível; do mundo espiritual.

A nossa visão física produz convicção ou evidência de coisas visíveis. A fé é a parte em nós que nos capacita ver o invisível.

Deus disse : “ Moisés porque você está orando? Eu quero que você diga para os israelitas que avancem. Muitas vezes nós oramos sobre coisas, mas na verdade existem situações que você não deve orar e sim agir. Você passa a sua vida orando por algo, mas você não age. E Deus está dizendo para Moisés: continue andando. Essa é a mensagem pra você que esta desanimado, com medo, sem perspectiva de dias melhores. Marche em direção ao problema! de mais um passo de fé!
Um estudioso disse que o mar não se abriu todo de uma vez, ele acredita que na medida em que os israelitas iam andando o mar ia se abrindo. Cada passo que eles davam era um passo de fé.

Nossa vida é assim também. Paulo diz em II Co 5:7 “ Porque nós andamos pela fé e não pelo que vemos.
As vezes um pecado nos para, e sentimos que não dá mais pra continuar mas a mensagem de Deus é: pra frente! Marche! Avante!
As vezes um fracasso nos paraliza; a mensagem de Deus pra você hoje é pra frente. Avante!
O medo tambem nos paralisa, medo do futuro, medo de não conseguir; mas Deus diz: marche!Avante! Siga em frente! Pare de ter pena de si mesmo! Você não é vitima, mas sim vitorioso. Deus não quer que você desanime, ele quer que você siga em frente!
Eu vou correr riscos em nome de Deus, vou dar mais um passo pelá fé quando tudo parecer incerto. Quando tudo estiver difícil, eu vou dar mais um passo de fé.
Não estou falando aqui de coragem, porque os egípicios tinham coragem. Mas o que eles não tinham era fé. Não adianta ter coragem, você precisar ter fé em Deus.

7 - Visualize Deus em cada área de sua vida.

Então, o Anjo de Deus, que ia adiante do exército de Israel, se retirou e passou para trás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles, e ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; a nuvem era escuridade para aqueles e para este esclarecia a noite; de maneira que, em toda a noite, este e aqueles não puderam aproximar-se.14:19-20

Quem é o anjo de Deus? Alguns dizem que é Jesus. Todas as vezes que aparece a palavra Anjo com a maiúsculo, os estudiosos dizem ser Jesus, a segunda pessoa da trindade, a personificação material da presença de Deus. Aqui vemos Jesus aparecendo num momento de crise.
O salmista descreve a presença de Deus de uma forma maravilhosa:

Tu me cercaste em volta, e puseste sobre mim a tua mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; tão elevado que não o posso atingir. sl 139:5-6

Uma tradução em ingles que li me chamou a atenção, e diz:

Se eu olho para trás lá tu estás; se olho para frente lá tu estás!
A presença trouxe luz para os israelitas, mas escuridão para os egípicios. Isso não soa como Jesus ? Trazendo luz para aqueles que creêm e trevas para aqueles que rejeitam ele ? Trazendo conforto para os que estão procurando e confusão para os céticos?
Trazendo liberdade para o arrependido e julgamento para o soberbo? Essa criança será rejeitada por muitos, foi profetisado sobre Jesus.
Eu acredito que a presença de Deus é mais clara pra nós nos momentos de dificuldade. A presença dele é mais real quando mais precisamos dele.

Mas também podemos sentir a presença de Deus quando estamos lendo a palavra, quando estamos orando. Podemos sentir a presença dele todos os dias.

4 coisas que você deve fazer sobre a presença de Deus.

1 – Afirme a presença de Deus no seu coração.
2- Visualize a presença de Deus em sua mente.
3 – Acesse a presença de Deus atraves da oração.
4 – Reflita sobre a presença de Deus no seu comportamento.

8 - Confie em Deus para o livramento da maneira dele.

Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o SENHOR, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas. Os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas lhes foram qual muro à sua direita e à sua esquerda.14:21-22


Cercados pelos inimigos de todo lado, sem nenhum escape, o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.

Deus nos salva das dificuldades de sua maneira. Porque nós achamos difícil confiar em Deus? Apenas confiar?

Porque nós permitimos que o nosso foco seja consumido pelas situações difíceis, que nos deixam sem saída, ao invés de confiar em Deus que pode fazer um buraco no problema, e criar um caminho para que passemos?

Deus pode abrir um caminho onde não há pra você; Eu gosto de idéia de que Deus não abriu o mar de uma vez, mas enquanto cada pessoa dava um passo o mar ia se abrindo.

Li uma frase assim :

Deus nunca te da direção para que você de dois passos ao mesmo tempo. Eu preciso dar um passo, então recebo luz para o próximo passo. Isso mantém o nosso coração na dependência de Deus.


Na verdade o mar vermelho era mais como um rio. O mar Vermelho tem um comprimento de aproximadamente 1 900 km, por uma largura máxima de 300 km e uma profundidade máxima de 2 500 metros na fossa central, com uma profundidade média de 500 metros, sua água tem um percentual de salinidade de 40%.

Alguns eruditos vão dizer que esse milagre não aconteceu. Segundo eles foi um fenômeno que aconteceu naquele dia, tal fenôme fez com que as águas ficassem rasas.
Mas como pode o fenômeno acontecer ali, naquela hora ? E como pode um exército se afogar se as águas eram rasas?
E outra, tire os milagres da Bíblia e você não tem Bíblia. Os milagres existem, mas o homem natural não entende isso, pra ele é loucura. Mas Deus se revelou por esses milagres.


9 – Veja sua crise como um fortalecimento de sua fé.

Assim, o SENHOR livrou Israel, naquele dia, da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar. E viu Israel o grande poder que o SENHOR exercitara contra os egípcios; e o povo temeu ao SENHOR e confiou no SENHOR e em Moisés, seu servo.14:30-31


Eu não sei porque Deus permite que os problemas aflijam o seus filhos. Eu não sei porque coisas ruins acontecem com pessoas boas. É dificil entender porque a vida é tão cheia de dificuldades, tristezas, doenças, depressão, mortes. Mas eu vejo que isso existe por uma razão: nos fortalecer e fazer nossa fé crescer.

Você pode ler sobre Jesus com os seus discípulos no barco dizendo: vamos para outra margem. De repente vem uma grande tespestade. Porque? Para fazer a fé dos discípulos crescer. Jesus estava no barco com eles, mas mesmo assim veio a tempestade. Jesus estava ensinando eles, porque no futuro eles enfrentariam desafios maiores.

Deus sabia o que tinha colocado na frente daqueles israelitas. Deus sabia que a viagem seria dificil, cheia de tentação, de tragédias. Mas Deus usa tudo para os seus propósitos. Deus nunca disperdiça nada. Ele nunca disperdiça uma magoa. O que quer dizer isso? Quer dizer que se alguém te magoou , Deus usa isso para formar o seu caráter. Para amadurecer você.

Deus não disperdiça nada. Tudo o que acontece na sua vida, Deus usa. Todos as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Ele não está dizendo que tudo o que acontece na vida do crente é bom, mas ele está dizendo que Deus usa tudo para o seu bem.

As crises vem, mas não posso permitir que elas atrapalhem a minha vida. Elas vão trabalhar pra mim. Vou encarar os problemas assim. A crise não será meu chefe , nem meu inimigo, ela vai trabalhar pra mim, vai ser minha escrava.

Eu vejo cada problema como uma oportunidade de aprender a confiar mais em Deus. O problema dos israelitas foi uma grande oportunidade para que eles tivessem fé, aprendesse a confiar em Deus, e hoje, por causa do problema deles, nós temos o registo de um grande milagre.

Deus pode usar situações ruins na sua vida, para fortalecer sua fé. Ele pode fazer o mal ser benção.

10 – Não se esquece de louvar a Deus.

Então, entoou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e disseram: Cantarei ao SENHOR, porque triunfou gloriosamente; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. O SENHOR é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, eu o louvarei; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei.15:1-2

Eu fico pensando no momento depois que eles atravessaram o mar. Agora havia o silêncio, pessoas impressionadas com o que tinha acontecido. Deus tinha destruido os inimigos, o terror tinha acabado, a noite tinha passado.

Então finalmente alguém canta uma música. O Senhor é minha fortaleza. Os cavalos e os exércitos do Egito afundaram no mar.
Dai outro canta, Ele é meu Deus, vou louvá-lo para sempre.

É a primeira música registrada na Bíblia. A gloriosa celebração em Exodo 15. Uma nação que foi libertada da escravidão agora canta, dança e se alegra.
Suas vozes estavam agora ecoando pelo deserto e chegando até os ceus.

Deus faz coisas incríveis na vida daqueles que crêem. A mãe de um garoto disse: O que você aprendeu hoje na escola dominical ? Ele disse: eu aprendi sobre a travessia do mar vermelho. Sua mãe disse: e o que você aprendeu ? Ele disse: Bem, eu aprendi que os israelitas estavam em perigos dai Deus mandou vários helicópteros, com muitos soldados e cada um ia sendo resgatado. Deus também mandou um navio com vários vários jatos ! Todos foram salvos por esse grande navio e por esses helicópteros. A mãe do garoto disse: Você aprendeu isso mesmo ???? Ele disse: Mãe, se eu te contasse a verdade você não iria acreditar!

Cada domingo um pastor disse que observa os membros de sua igreja. Alguns cantando com ânimo, alegria, mas ele também observa outros cantando desanimados, sem alegria. Alguns até mesmo pensando que é uma perda de tempo estar ali. Ele diz: TALVEZ NÓS PRECISAMOS DE UMA CRISE.


Uma das razões porque Deus nos coloca em situações difíceis, ou permite situações difíceis na nossa vida, é para que depois de passarmos por tudo isso, termos um cântico de gratidão em nossos lábios.


Conclusão

Eu sei que enfrentar crises não é facil, essas estratégias não foram dadas pra te fazer sentir melhor, mas sim pra fazer com que você consiga sobreviver a crise. Elas funcionaram no mar vermelho, e funcionam hoje.

Nenhum comentário: