terça-feira, 11 de novembro de 2008

Enfrentando seus gigantes

1 Samuel 17 40-51

Nós temos desafios, assim, também, como teve Davi. Não vemos essas guerras como nos dias do Velho Testamento, porque o natural , tornou-se o espiritual.
Talvez não vamos nos deparar com um cara de 3 metros de altura para lutarmos. Talvez não teremos conflitos desse tipo, com armas e mortes, mas , há uma luta, e se você não for uma pessoa espiritual, você não vai conseguir vencer. Há uma tremenda luta, mas nossa luta não é contra carne ou sangue. Você não vê o gigante filisteu marchando contra você , ele não está marchando contra você, mas, ele está marchando contra sua mente, contra suas emoções, contra o seu relacionamento com Deus, contra os seus relacionamentos, contra o seu destino, contra a sua santidade.

Esses gigantes nos afrontam todos os dias na nossa mente, dizendo coisas que nos deixam pra baixo como:
- Você nunca vai sair desse problema;
- Você nunca vai alcançar os seus sonhos;
- Você não terá um futuro brilhante.
Ao acordar, já começamos a luta. Esse gigante nos afronta, emocionalmente e espiritualmente. Nossa mente é o campo de batalha, e toda vitória ou derrota começa na sua mente. Por isso temos que saber o que fazer no campo de batalha da nossa mente.

Deixe-me colocar o texto no contexto. É importante que entendamos a atmosfera da época: Israel estava passando por uma crise, um exército filisteu era o problema deles, aliás um problema antigo. Os filisteus sempre foram um problema para Israel. Davi era um pastor de ovelhas. Seus irmãos estavam guerreando. Jessé disse a Davi: - vá lá ver como estão os seus irmãos, e leva pães e queijo para que eles comam. Foi isso o que aconteceu. Mas,quando Davi chegou no vale de Elá, ouviu uma voz. Um gigante de 3 metros de altura estava desafiando o exército de Israel dizendo se havia alí alguém para desafiá-lo. Quando Davi chega, ele pergunta: - quem é esse filisteu incircunciso que está desafiando o Deus dos exércitos? Porque ele chama de incircunciso?. Imagine, um judeu se prostituindo. Ao ficar nu diante de uma prostituta, ele poderia olhar para o seu órgão reprodutor , onde a circuncisão era feita, e se lembrar que era diferente, que tinha a marca da aliança, por isso Deus quis essa marca neste lugar , e não na orelha ou em qualquer outro lugar. Para se prostituir você tem que usar este órgão e, por isso, não havia outro lugar melhor para deixar a marca da aliança.
Quando Davi disse ao gigante que ele era incircunciso , ele estava pensando:" Quem é esse imoral, depravado e que está fora da aliança de Deus?
Ninguém ali havia falado o nome de Deus, nem o rei, nem os soldados.
Então, Davi entra em cena, levantando a questão sobre Deus. Ele tem o foco em Deus. O vale de Elá era um caldeirão onde o ódio e o medo estavam sendo cozidos por semanas.

Golias estava em Sucó. Lá ,era um território que pertencia aos judeus. Gigantes ganhando território, isso era um absurdo !
A luta entre Davi e o gigante pode ser comparada com uma luta de um poddle e um rottweiler . Sem chances pra Davi. É como uma motoca indo bater de frente em uma escânia . Como podemos enfrentar nossos gigantes? Como viver uma vida vitoriosa?

Ele decide lutar, até porque o que estava em jogo era a história de Israel, sua identidade, sua família, sua vida. Então Davi pega 5 pedras, e lança uma bem no meio da testa daquele gigante.

Agora, quem são os nossos gigantes? Eles são:

1 – Habitos pecaminosos.
2 – Solidão.
3 – Medo
4 – Culpa
5 – Fracassos do passado
6 – Ansiedade
7 – Uma situaçao.
8 – Fracasso
9 – Depressão
10 - O diabo

Você sabe quais são seus gigantes?- todos nós temos eles.
Muitas vezes, temos medo deles. Mas, a única coisa que devemos temer é o próprio MEDO.

O diabo é nosso adversário, ele quer derrotar você. Ele usa pessoas para derrotar você, usa situações para que isso aconteça . A Biblia diz que ela anda ao nosso derredor procurando nos derrotar (1 Pedro 5:8) .

Essa história não está aqui para ilustrar a Bíblia, está aqui para que vejamos que podemos enfrentar os nossos gigantes, porque VOCÊ E DEUS É A MAIORIA. Deus é o Deus poderoso.



04 lições sobre como vencer os seus gigantes:

1 – Foco

Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo:
- Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? (VER CITAÇÃO)

Davi foi levar comida para os seus irmãos, mas eles estavam tão focados no gigante que nem foram capazes de reconhecer um ato de caridade.
Mas Davi entrou no vale de Elá com a imaginação dominada por Deus, e não por Golias. O foco dele não era o gigante e, sim Deus. Ele não aceitava o fato de que todo mundo devesse se curvar diante do gigante. Todos ali estavam contagiados pela síndrome de Golias, uma terrível doença que paralisara Saul e todo o seu exército.

É interessante notar que no capítulo 17 , Davi entra no vale de Elá, levantando a questão sobre Deus. Ele diz: - quem é esse incircunciso para afrontar os exércitos do Deus vivo?. O foco dele está em Deus.

Em Isaias 26 : 3 diz “ Tu conservarás em perfeita paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.”, isto é, aquele que está focado em Deus, aquele que tem a mente em Deus.

Nós muitas vezes agimos como os soldados, diante dos obstáculos, dos desafios, diante dos problemas. Olhamos demais para as situações, e nossa mente é controlada pelo gigante e sofremos da Síndrome de Golias. Ficamos paralisados ao ver que temos desafios. Precisamos ter o foco em Deus.

Focamos nas situações, nas estatísticas, focamos até mesmo em nós mesmos. Paulo diz: “ não olhando para as coisas que se vêem, mas sim nas que não se vêem” . Pra vencermos os nossos gigantes, temos que ter uma mente, uma imaginação, dominada por Deus.


Foco do que Deus fez no passado:

No verso 34-36 diz : Então disse Davi a Saul:
- Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, Eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo.


Davi estava confiante por causa das bençãos do passado. O Deus que nos abençoou no passado está conosco hoje.
Porque que é que nós tiramos o foco de Deus com tanta facilidade? E porque é que focamos nas estatísticas? Nas crises?

Davi era foi o único espiritual naquele dia, Davi era o único que tinha uma visão sadia.

Foquemos no que precisamos fazer, foquemos em Deus para nos ajudar, mantenhamos Deus em nossa frente. Pessoas de sucesso são pessoas que mantêm o foco em Deus e não nos gigantes.

2 – Preparo.

“Tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco pedras lisas do ribeiro, e as pôs no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e, lançando mão da sua funda, foi-se chegando ao filisteu”
40
Ele se preparou, ele se equipou. Isso é verdade na vida espiritual e na vida secular. Ele pegou 5 pedras. Porque 5? Porque ele poderia precisar de mais pedras. Isso nos ensina que temos que nos preparar. Isso é uma verdade na vida econômica e na vida espiritual. Ele poderia ter dito:" só uma pedra está bom, porque Deus vai me ajudar”. Não, ele sabia que tinha que fazer sua parte, ele tinha que se preparar, ele tinha que ajuntar pedras,ele tinha que ter reservas. Se fosse possível, ele iria usar todas elas.
Orar e ler a Bíblia- Temos que estocar para o espírito. Temos que ter munição, ter a Bíblia na mente e no coração. Ele nos ensina com isso que temos que ter reservas espirituais.
Veja como gastamos o nosso tempo, será que temos reservas?
Será que temos a palavra de Deus em nossa mente, que temos vida de oração, porque quando chegar os desafios, se não tivermos nada guardado na nossa alma , não iremos ficar de pé.
Desafios vem para todos nós, e somos capazes de ficar de joelhos diante de Deus então seremos capazes de ficar de pé diante de qualquer problema.

As pedras que ele pegou, a funda que ele usou, foram apenas instrumentos para que Deus desse a vitória. Nós não podemos atribuir nossa vitória a nossos planos, habilidades, genialidades, mas sim a Deus, porque se Deus não nos abençoar não iremos além.

Davi gastou muito tempo cuidando de ovelhas, se preparando para uma batalha que nem ele sabia que iria travar. Fazendo serviços humildes. Pra fazermos grandes coisas, temos que ser preparados e Deus pode estar nos preparando para grandes vitórias, mas, talvez ,hoje seja a hora de cuidarmos de ovelhas.

3 - Ação.

“E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu”. 48

O texto diz que Davi correu, não do gigante mas em direção ao gigante. Nós vemos nessa frase a atitude de Davi em face aos desafios. A atitude dele é a de intervir no problema aqui e agora, sem deixar pra depois. Ele correu. Davi entendeu que esse problema tinha durado tempo demais. Ele não deixaria as coisas continuarem como eram mais nenhum segundo. Assim, ele correu para a linha de batalha em vez de seguir adiante com sua vida, negando a existência do problema, e se escondendo na segurança do acampamento, como fez o resto dos seus compatriotas.
Deus não quer que você fuja dos problemas, ele quer que você enfrente os problemas. Deus não quer que você seja um covarde.

Nossa tendência é deixar para depois, ficamos olhando para o teto, inventamos outra coisa pra fazer, mas nós não devemos fugir do problema.

Muitos dizem : "um dia, eu resolvo esse problema, um dia , eu faço aquilo que eu sei que tenho que fazer". Um dia! Não, você tem que fazer agora. Aquilo que tem que ser feito deve ser feito hoje. Não amanhã, hoje. Davi correu para resolver o problema, ele não correu do problema. Algumas coisas precisam ser resolvidas logo, se não esse gigante vai roubar sua alegria. Todo problema não resolvido é um ladrão de alegria.

A bíblia diz: “ resisti ao diabo e ele correrá de vós”. Não somos nós que tem que fugir dele, é ele que tem que fugir de nós.

4 – Fé

”Hoje mesmo, o SENHOR te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel.”
46

Fé é certeza das coisas que se esperam, e convicção daquilo que não se vê. Sem fé é impossível agradar a Deus.
Davi foi chamado o homem segundo o coração de Deus. Moisés não foi, nem Abraão, nem Elias. Davi era um pecador, como todos os outros, mas o que chama a atenção em Davi é sua confiança em Deus.

Eu te pergunto: - você confia em Deus? Se respondeu sim, te faço outra pergunta: - Você se preocupa com alguma coisa, problema, ...? Se respondeu, novamente, sim, então é porque você não está confiando em Deus o suficiente.

Um rapaz vendo sua mãe dirigir disse:
-"Mãeeeeee, cuidado com a carreta!!!
Ela disse ao filho:
- “eu vi, eu vi essa grande carreta, vindo rápido, mas, relaxa, porque eu sei dirigir”.
Deus está te falando a mesma coisa:
“ Filho, eu sei que o seu problema é grande pra você”. Ele sabe, ele está vendo. O que você tem que fazer é confiar nele e deixar ele dirigir sua vida.

O que as pessoas pensam quando estão enfrentando desafios;
1 – A força está em mim.
2 – Pessoas tem fé na fé.
3 – Ouvimos o outras pessoas dizem: “ não importa no que você crê, desde que você creia”.
4 – Nós podemos tudo.
5 – Vou buscar refúgio nas bebidas, drogas, boates, shows.

Nosso refúgio está no Senhor. Paulo disse que Jesus é aquele que nos fortalece. Posso todas as coisas porque ele me fortalece.
Um pregador costuma nos seus sermões conversar com o apóstolo Paulo dizendo: “Espera Paulo, você está dizendo que pode enfrentar o gigante? você é orgulhoso Paulo.Você quer dizer que é um super-homem?
Daí, ele responde : “Eu disse, meu amigo, que posso todas as coisas porque ELE me fortalece.
-Ok , Paulo, me desculpa, eu não tinha lido isso. Eu não sabia que havia dois aí !
Paulo diz: - Eu e Cristo

Fé é manter a incredulidade perpetuamente prisioneira. Fé é ver o invisível e fazer o impossível.

Conclusão

1- Qual o seu foco? Deus ou os problemas?
2 - Você tem reservas espirituais? Leitura biblica , oração?
3 - Você age ou fica só falando?
4- Você confia em Deus? Ou em você mesmo?

8 comentários:

Unknown disse...

Muito bom meu camarada Ed. Continue assim, progredindo ascendentemente.
Boa sorte e fique na Paz.

VANDRE'

Unknown disse...

Li o sermão e fiquei impressionado com as aplicações para minha vida e de todos os leitores.
Uma benção meu irmão.
Abraços!

Unknown disse...

Edom, vc é um trenzim enjoado, mas as suas pregações são coerentes.... continue abençoando vidas com a Graça de Deus..... Bjokas

Alane dos Santos Rodrigues disse...

É meu querido amigo, tenho observado cada vez + imprecionada o seu crescimento espiritual e doutrinário. Seus sermões melhoram domingo após domingo, continue assim e conseguirá mtas almas p/ Cristo. Te admiro, abraço!

Alane

Denise disse...

Oi amiguhinho!! A Denise veio deixa um recado heheh
oh! esse sermão falou mto comigo, li antes de ir pra tocantins fazer a prova... nossa com certeza veio de encontro com as minhas necessidades, falou mto, mto mesmo!
E oh que Deus te abençoe mto e continue te munindo com mta sabedoria e com a graça de Deus e a sabedoria dEle o resto é só dedicação e isso vc tem!
Inté!!

disse...

Edooooomm querido!
Como já te disse no MSN...Que estudo LINDO! Uma benção! Deus falou muito comigo! Continua esse cara apaixonado por Jesus! Fica com Deus...Beijãoooo

Anônimo disse...

Gostei muito de sua pregação ,vá em frente pois vc tem o chamado para ganhar almas ,que Cristo continue te abençoando.Foi um prazer conhece-lo.

Anônimo disse...

tá demaais em Edomm! muito bom seu sermão, não conssegui le-lo inteiro mais qd tiver mais tempo quero terminar..
está dando para ver o quanto é apaixonado por Deus, parábens!
que Deus te abençoe ;*