sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Como obter vitória na tentação

Eu quero falar sobre o que Deus tem a dizer sobre o problema mais antigo do homem;a tentação. As vezes sabemos o que é certo fazer mas escolhemos o errado. Você se lembra o que aconteceu com Adão? A Bíblia fala de provação e tentação. A provação vem de Deus e a tentação vem do diabo.

Feliz o homem que persevera na tentação, porque depois de tentado receberá a coroa da vida.
Há um prêmio para quem consegue ficar firme. O texto diz: feliz o homem. A felicidade vem quando você mantém sua vida sob controle, quando você diz não para um mal hábito que está acabando com você.
Quando você sabe dizer não pra tentação, isso produz alegria em você.

O texto fala que você reberá a coroa da vida. No grego significa vida em si mesmo.
O que Tiago está dizendo é que quando você entende a tentação, quando você vence isso, quando você aprende a dizer não, então você começa a viver de verdade.Isso que é a coroa da vida, uma vida abundante, vida em si mesmo.

A pergunta é como eu lido com a tentação?
Como eu digo não, quando eu quero dizer sim ? O apóstolo nos dá 5 princípios.

1 - Seja realista. V-13

Encare o fato. Você vai ser tentado.Todos nós somos tentados, qualquer um é. O texto diz "quando tentado", ele não diz se for tentado. Pessoas que dizem que não são tentadas e dizem: eu agradeço a Deus porque há 30 anos não sou tentado. Isso é conversa fiada, todos nós somos tentados. Todos os dias. Você nunca é tão velho que não possa ser tentado, você nunca é tão espiritual que não possa ser tentado. Todos somos tentados.Quanto mais você cresce na fé , mais você vai ser tentado.

Isso é um fato na vida, todos nós somos tentados;
ICo 10:13. Diz que todos nós estamos no mesmo barco, todos nós temos as mesmas tentações, os mesmos problemas. Não fique chocado, não fique surpreso, não tente esconder isso. Alguns de vocês estão numa situação comprometedora hoje e saiba que outras pessoas estão passando pelos mesmos problemas. Todos nós temos os mesmos problemas.

• Não é pecado ser tentado o pecado é se entregar a tentação. Hebreus 4:13 diz que Jesus foi tentado em tudo como nós, mas sem pecado. Ele era perfeito e foi tentado, mas nunca se entregou. Não é pecado ser tentado, o pecado é se entregar a tentação. Eu conheço um monte de crentes que são intimidados pela tentação. Você tem que entender que você é humano e a tentação prova isso. Não é pecado ser tentado, o pecado é se entregar. Quanto mais você se compromete com Deus mais você vai ser tentado.

2 – Seja responsável.

Aceite a responsabilidade, não culpe outras pessoas por seus problemas. Amamos culpar as pessoas até mesmo Deus. Vs.13 diz “quando tentado".Não diga que Deus tenta, porque Deus não tenta. Deus não tenta, mas nós amamos culpar os outros. Vivemos numa sociedade que culpa o governo, culpa a sociedade, culpa os país e até mesmo Deus. Uma pessoa disse para um pastor que Deus havia mandado ele deixar a esposa e se casar com outra. Deus nunca contradiz sua palavra. Deus nunca vai mandar você fazer uma coisa que está contra a sua vontade. Não culpe os outros e nem a Deus. Isso é um sinal de imaturidade. Seja responsável.

Se eu quero acabar com os maus hábitos e me livrar deles, eu tenho que entender que quem estraga minha vida sou eu mesmo. Primeiro: seja realista, segundo: seja responsável.

3 – Esteja pronto.

Quando a tentação vier esteja pronto. Pedro diz: fique alerta! Jesus diz: vigiai e orai para que não entreis em tentação. Paulo diz revesti-vos de toda a armadura de Deus. Esteja preparado.Cada um é tentado por sua cobiça.

Nós precisamos estar preparados para a tentação. Ela não avisa quando vem, por isso é tentação. Ele não manda um recado dizendo eu to chegando. Ela chega de surpresa, quando você menos espera.Você nem mesmo sabe que ela está lá, então ela te pega de surpresa. Você precisa estar pronto,estar alerta.
Nós somos mais vulneráveis depois de um tremendo sucesso. Porque nós achamos que tudo ta indo bem. Mas a Bíblia diz: quem está em pé olha que não caia.

Como é que você se prepara para a tentação? como é que você se apronta para ela? Entendendo como ela funciona. Paulo diz em II Cor.2:11 " a fim de que satanás não tivesse vantagem sobre nós, pois não ignoramos as suas intenções."
Deus quer que você entenda isso. Deus quer que você entenda como o diabo opera. A única coisa boa que você pode falar sobre diabo é que ele é consistente. Ele tem usado as mesmas coisas, a mesma conversa mentirosa por mais de 4000 mil anos...É muito fácil descobrir o seu processo.Tentação é um processo, nunca um ato, num só tempo. Tiago nos fala de 4 passos que o diabo usa normalmente para te tentar:

V.14 Cada um é tentado pelo seu próprio desejo.1 - O primeiro passo da tentação é desejo.

É algo que está dentro de você. A maioria dos desejos são bons. Você não pode viver sem desejos: desejo de comer, desejo de dormir, desejo sexual, desejo de beber, desejo de realização. Deus nos deu os desejos. Esses desejos são bons, são dons de Deus. Mas qualquer desejo fora de controle se torna destrutivo.
Satanás ama pegar desejos rotineiros e transformar em desejos descontrolados. Você é consumido, obcecado por ele, comida, trabalho, entretenimento, dinheiro, sexo, que são legítimos desejos, mas quando eles estão fora de controle se tornam um problema.

A tentação é como ferro e imã. É alguma coisa dentro que atrai. Há uma parte interna e externa. Há uma circunstância externa e uma circunstância interna. Há um desejo interno. Se não houvesse um desejo interno você não seria tentado. Isso começa dentro. Muitas vezes é a realização de um desejo legítimo da maneira errada e na hora errada. Sempre começa com o desejo.

• 2 passo da tentação é o engano“sendo por este arrastado e seduzido”. Tiago usa palavras do mundo dos esportes. A palavra arrastado significa capturado por uma armadilha, é um termo de caçadores. A palavra seduzido significa atraído pela isca, é um termo de um pescador.
• O segredo de uma grande pesca é a isca. Você tem que ter o tipo de isca certa para o tipo de peixe certo. Quantos peixes você vai pescar com uma isca vazia? Você tem que por uma isca no anzol e o tipo de isca certa para o tipo de peixe que você quer.
Que tipo de isca o diabo tem usado pra você? ele sabe o seu ponto fraco, ele conhece a sua fraqueza. Ele conhece você , dentro e fora. Ele sabe o que deixa você aceso, ele sabe no que você vai cair. Ele esconde o seu anzol em sua isca. Ele apela pra sua fraqueza.
A coisa louca é que nós freqüentemente vemos o anzol, sabemos que é uma tentação, mas nós queremos dar uma beliscada.
Vemos que começa com o desejo, engano, e depois vem a desobediência.

A desobediência. V,15

O que começa na sua mente se torna um ato. Antes de uma atitude tem um pensamento. Começa na sua imaginação. A batalha começa na sua mente. Primeiro o diabo pega a sua atenção, então ele pega você e você vai ter uma atitude. Ele sabe que se pegar sua atenção vai pegar você pra cometer um ato. Pessoas dizem “ qual o problema com um pouco de fantasia”? O que começa na sua mente vem pra fora na sua vida. Os comerciais fazem isso, eles tentam pegar sua atenção, se eles pegam sua atenção pegam você.

A Bíblia diz que o que começa na sua mente eventualmente vem pra fora no seu estilo de vida. Desejos conduzem ao engano, engano conduz a desobediência. Desobediência conduz à morte.
Morte. “o pecado quando consumado gera a morte”. A trágica conseqüência de se entregar. Isso é o que a perda da batalha causa. Resultados devastadores. O que é morte ? E exatamente o oposto de viver. Se você vence a tentação você recebe a coroa da vida, mas o caminho do pecado conduz a morte, espiritual separação de Deus. Tiago diz que nós somos livres para escolher de que maneira queremos viver.

Eu sou livre para escolher fazer minhas escolhas, mas eu não sou livre para escolher as conseqüências.

Pra vencer a tentação eu tenho que ser realista, para quebrar um hábito tenho que ser realista. Eu tenho que admitir que eu tenho um problema. Então eu tenho que ser responsável e não culpar ninguém, tenho que parar de dar minhas desculpas.
Então eu tenho que estar pronto para entender como funciona a tentação para eu poder evitar ela.
Tiago fala sobre tentação, mas no verso 17 ele muda. Porque na tentação nós temos que focar em alguma coisa a mais. Fil 4:8 diz que temos que pensar em tudo o que é puro e a lista vai longe.

4 - Esteja focalizado.

Se a tentação começa com os pensamentos, então a chave para vencer é mudar os pensamentos. A chave para vencer a tentação não é lutar contra ela, mas fim focalizar nossos pensamentos.Mudar nossa atenção, mudar nossa mente. Ao invés de olhar para onde você esta sendo tentado, olhe para alguma coisa mais.Temos que focar nossos pensamentos na bondade de Deus. Não tente lutar contra a tentação, mas sim focalize seus pensamentos.
Não tente discutir com o Diabo, ele é bom em discuções, ele tem milhares de anos de experiência.

Quando a tentação vier, procure refúgio, não tente lutar. Se você não quer ser picado, então corra das abelhas.Talvez você precisa mudar de canal, talvez você precisa mudar de serviço, talvez bloquear a net. Talvez você precisa deixar sua capa. Quando José foi tentado o texto diz que ele deixou a capa. Talvez você precisa deixar de andar com pessoas que te fazem pecar.

5 - Ser nascido de novo.
Tiago diz que fomos nascidos de Deus. Tudo começa com Deus.

Peça a Jesus para entrar no seu coração. Para ele fazer as mudanças que precisam. Você não vai ser capaz de dizer não para a tentação até que você diga sim para Deus.
Em qual area você é mais fraco, seu temperamento, bebidas, sua língua, drogas. Diga a Deus as áreas que você tem falhado. Eu quero ser limpo. Eu quero começar denovo.
Deus é fiel que não te deixara ser tenta além das suas forças. Ele nunca permite algo que você não possa resistir.

• Você pode orar: Senhor não nos deixe cair em tentação.
• Tiago fala de um premio para quem vence a tentação é a coroa da vida. O que é isso, cora da vida é a vida em si mesma. Uma qualidade de vida, uma vida com sentido, com abundancia. Quando você aprende a dizer não para o pecado, então você está vivendo de verdade. È ai que começa a viver. Olhe o verso 12.
• Os recursos que temos é amizade com crentes, a palavra de Deus e oração. Com essas coisas podemos enfrentar a tentação.
• Ore e fale com Deus o que precisa ser vencido.

Um comentário:

Unknown disse...

Boas Tardes querido irmão.
As suas mensagens têm sido de grande alento para a alma.
Abraços e que Deus o Abençoe
M Santos