terça-feira, 6 de março de 2012

Pessoas comuns com potencial extraordinário.

Jz 6:1-14


Grandes feitos que aconteceram na história não começou com centenas de pessoas, com companias, ou igrejas. Grandes movimentos aconteceram porque um individuo se dispôs a fazer algo. Pense por exemplo na reforma protestante. Havia muitos reformadores, mas apenas um Lutero. Havia muitos professores, mas apenas um Calvino.
Os grandes avivamentos do passado, por exemplo na Inglaterra, não teviveram início com os amigos de Withefield, mas com George Whitefield.
Nos estados unidos , o grande avivamento do século 18 não teve início com os amigos de Wesley, mas com ele: John Wesley.
Se olharmos para a história bíblica, veremos que não foi o exército de Saul que venceu os filisteus, mas Davi com um estilingue e 5 pedras.
No caso da vitória contra midiã, só aconteceu porque um homem ouviu o chamado de Deus. Um homem pode fazer mais do que 50 homens. Grandes feitos começam com indivíduos como vemos na história. Pessoas comuns, com Deus podem fazer coisas extraordinárias.

Pensando no texto que acabamos de ler, vemos que Gideão entrou para a galeria dos heróis da fé, por ter derrotado Mídiã.
Mas, antes de olharmos para a história de Gideão , vamos olhar para o contexto em que ele estava vivendo.
Diz o versículo 1 e 2 que Deus entregou Israel nas mãos dos midianitas.
De novo os israelitas fizeram o que o Senhor reprova, e durante sete anos ele os entregou nas mãos dos midianitas.Os midianitas dominaram Israel; por isso os israelitas fizeram para si esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas.
Juízes 6:1-2

Veja que primeiro eles abandonaram ao Senhor, por isso Deus os entregou nas mãos dos inimigos.
Você é livra para escolher viver no pecado, mas não é livre para escolher as conseqüências que terá.
E vez de viverem numa terra que mane leite e mel, eles agora estavam vivendo como animais, tendo suas casas saqueadas. Tudo isso porque disseram : Deus vamos fazer do nosso jeito.


Sempre que os israelitas faziam as suas plantações, os midianitas, os amalequitas e outros povos da região a leste deles as invadiam.
Acampavam na terra e destruíam as plantações ao longo de todo o caminho, até Gaza, e não deixavam nada vivo em Israel, nem ovelhas nem gado nem jumentos.
Eles subiam trazendo os seus animais e suas tendas, e vinham como enxames de gafanhotos; era impossível contar os homens e os seus camelos. Invadiam a terra para devastá-la.
Juízes 6:3-5

Quando alguém achava que aquele ano seria o ano da colheita, alguém apontava o dedo dizendo: olha lá os midianitas.
O texto diz que eles vinham como enxames de gafanhoto.A tecnologia de ponta.
Imagino que Gideão viu seus vizinhos e amigos perderem tudo, por causa desses arrastões. Imagine como esse homem estava se sentindo. Se você estivesse lá, e pudesse ver com seus olhos os roubos, a escravidão, os crimes, com certeza você iria dizer; Deus mande sua paz.
Podemos notar, que quando tudo parece acontecer da mesma maneira, eles vão plantar e os inimigos vão roubar, algo muda. Diz o texto que eles pediram ajuda. Aflição os levou de volta pra Deus.

Por causa de Midiã, Israel empobreceu tanto que os israelitas clamaram por socorro ao Senhor.Quando os israelitas clamaram ao Senhor por causa de Midiã,
Juízes 6:6-7

É isso que faz a diferença aqui, eles oraram. Mas ai Deus manda um profeta, Porque? Você tem problemas e precisa de respostas não de um profetas. Mas Deus mandou para dizer o porque de estar disciplinando, como fazia meu pai.

ele lhes enviou um profeta, que disse: "Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Tirei vocês do Egito, da terra da escravidão.
Eu os livrei do poder do Egito e das mãos de todos os seus opressores. Expulsei-os e dei a vocês a terra deles.
E também disse a vocês: Eu sou o Senhor, o seu Deus; não adorem os deuses dos amorreus, em cuja terra vivem, mas vocês não me deram ouvidos’ ".
Juízes 6:8-10

Veja , Deus usou o poder dele para libertá-los e agora o que ele esperava era o amor do seu povo, mas isso não aconteceu. Ele decidiram amar os ídolos. Mesmo que eles tenham cometido esse pecado, Deus ainda sim é gracioso. Deus poderia ter dito: "vocês me trocaram por outro", ok, morram! Mas não é assim que Deus fez.
Quantas vezes você entrou numa enrascada, quantas vezes você fez decisões tolas, quantas vezes você poderia ter sido pego fazendo algo errado, quantas vezes você poderia ter acabado com sua vida, por algum pecado que cometeu ou alguma burrice, mas Deus te achou e te livrou, quando você merecia ser exposto, quando você merecia ser deixado no seu erro ? O que Deus faz
Ele então precisa de um homem para fazer o trabalho. O anjo não pode fazer o trabalho.


Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se sob a grande árvore de Ofra, que pertencia ao abiezrita Joás. Gideão, filho de Joás, estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas, para escondê-lo dos midianitas.
Juízes 6:11

Vamos olhar o diálogo de Deus com Gideão e tirar lições.


1 – Deus pode usar você para fazer coisas extraordinárias,
mesmo que você tenha fraquezas. 11

Malhar o trigo era o processo de tirar o grão de trigo da casca. Agricultores como Gideão faziam isso de três maneiras: batiam na palha com um bastão, usavam os animais para pisarem o trigo ou passavam uma espécie de trenó sobre o cereal. Tudo isso era feito em campo aberto.

Mas Gideão estava malhando o trigo no lagar. O lagar era um tanque de pedra, feito no chão, que era usado para pisar as uvas e fazer vinho. Mas porque Gideão estava debulhando trigo no lugar de fazer vinho? É que o lagar era como se fosse uma piscina funda, assim ele estava escondido das vistas dos midianitas. Pode-se ver que Gideão era inteligente, mas estava com muito medo de ver a sua colheita mais uma vez destruída. Por isso, ele foi malhar o trigo no lagar.

Mas porque ele estava malhando o trigo? Diz o texto que era para esconder dos inimigos. Gideão estava com medo.

Você precisa perceber que Deus não é limitado pelas suas fraquezes. Sim, Gideão era um medroso, mas Deus queria ele como líder. Há muitos homens que Deus usou que também tinham suas fraquezes. Por exemplo:
Noé, Abração, José, Jacó, Moises, Gideao, Raabe, Jeremias Timóteo, Sansão, Elias, Isaias , Jonas, Jó, João, Pedro, Os discípulos, marta, a mulher samaritana, Zaqueu, Paulo, Lazaro.

Se Deus pode usar todos esse homens e mulheres com suas fraquezas Deus pode usar você.

Todos esses com suas fraquezas foram usados por Deus. Deus não é limitado pela sua fraqueza. Se Deus só pudesse usar pessoas perfeitas nenhum de nós poderíamos ser usados por Deus.
Se Deus usou todos eles Deus pode usar você.

2 Deus pode usar você para fazer coisas extraordinárias , mesmo que você tenha uma auto-imanem negativa. 12


Eu sou o menor,
Minha família é pobre.
Gideão se via como fraco, Deus o via como forte, Gideão se via como um fazendeiro, Deus o via como um guerreiro.
O fato é que Deus a qui nos ensina como ele nos ve.

Aquilo que você pensa de você não determina quem você é. Deus olha pra você e vê um grande potencial. Gideão se acha um ninguém, se acha desqualificado. Mas Deus diz: “ poderoso guerreiro.

Certa vez um pastor orou dizendo : Senhor tem misericórdia de mim porque sou pobre cego nu e miserável pecador. Irmãos isso foi antes de aceitar a Jesus , deposi que aceitei a Jesus tudo mudou. Hoje vejo a gloria de Deus, hove fui vestido de justiça, hoje sou rico por causa da graça de Deus.

Quando os dez espias viram que havia gigantes na terra, eles disseram : somos gafanfotos. Deus se irou com eles. Veja não é falta de humildade se valorizar. Sabemos que temos um grande potencial porque Deus nos deu esse potencial de fazer grandes coisas para ele.

Se você não se sentir bem com você mesmo não ira impactar o seu mundo. Tudo bem você ate pode ser uma pessoa comum, mas você fazer coisas extraordinárias.

Talvez no passado te deram apelidos, ou talvez as pessoas te disseram que você não tem capacidade de fazer algo para Deus, assumir uma postura de liderança em casa, ou no trabalho, começar um grupo de estudos, pregar o evangelho, começar um trabalho social. Seja o que for, talvez por causa dos erros que você cometou no passado, você não acha que vai ser usado por Deus. Você talvez diga: eu não, acho que tem pode usar outros. Não sou disciplinado, não vim da família certa, não tenho talentos, sou o mais fraco da igreja, o menos inteligentes, eu não sou alguem que Deus ira usar.

Esses pensamentos, assim como Gideão pensava, podem impedir você de fazer algo pra Deus. Para de pensar assim. Isso vai intoxiar sua mente. Você tem um grande potencial, e Deus ve isso.

Você tem a decisão de ser menos, dedicado a Deus, ser menos disciplinado, evangelizar menos, ser menos do que é capaz de ser.

A outra decisão é ser mais dedicado a Deus, mais disciplinado, evangelizar mais, ser aquilo que você tem a capacidade de ser.

Se agisse de acordo com o seu potencial, poderia ficar assustado. Você é um poderoso guerreiro. Se Deus viu isso no Gideão, ele ve isso em você.

Versículo 13
Apesar de ser medroso, há coisas boas para falar sobre ele. Ele era crente, tinha um desejo de ver coisas novas acontecendo,
Ele diz: tudo bem, vou o que você diz: mas porque aconteceu tudo? Cadê os milagres, cadê o avivamento, queria que coisas do passado acontecem. Ele não era indiferente, queria ver algo novo. Deus diz, você é a resposta.

3 – Deus tem um chamado para você mesmo que isso não faça sentido. 14

O chamado de Deus para Gideão era o de libertar Israel das mãos de Mídiã. Era fazer algo extraordinário. Humamente falando não há sentido. Se eu fosse Deus não escolheria Gideão. Acredito que nem mesmo Gideão teria escolhido a si mesmo. Mas Deus diz : Vai, Eu estou enviando você. Moises também relutou no início. “ Deus eu sou gago, acho que o Senhor escolheu a pessoa errada”. Mas Deus diz: Eu te enviei . Estou com você.

Deus diz: EU , vou com você. Não tenha medo Gideão.

Talvez Deus tenha colocado algo no seu coração, e você pensa: mas eu ? O Senhor quer que eu faça o que?
Deus existem outros melhores;
Com mais experiência;
Não sou qualificado;
Não tenho bagagem;


Assim como Gideão, Deus tem um chamado pra você.
O fato é que muitas pessoas estão arrumando desculpas para fazer algo para Deus, porque elas acham que não tem talentos, que não sabem falar, como foi no caso de Moises. Senhor eu sou gago.. porque percebem que existem pessoas mais qualificadas que elas, mais inteligentes.

Você tem medo, acha que outro mais qualificado pode fazer algo extraordinário para Deus. Veja bem, meu amigo. Quando Deus chama, ele vai junto. Ele diz: Eu vou com você. Deus envia mas ele mesmo vai junto. A presença de Deus faz todo diferença.
Ilustração do Pedrinho.


Você tem medo de assumir uma liderança? Acha que não é adequado ? tem medo de começar um culto na sua casa, convidar aqueles que não são crentes?

Veja, os demônios , assim como os midianitas, são muitos, e estão atuando em Goiânia. Drogas, prostituição, suicídio, e você o que vai fazer?

O que me incomoda é ver o silencio dos que foram chamados por Deus, enquanto os que foram enviados pelo diabo gritam e espalham suas mentiras.

Vamos impactar nossa cidade com o evangelho, vamos fazer algo, Deus esta nos chamando.

Conclusão


1- Deus pode usar você, apesar das suas fraquezas.
2- Deus pode usar você, mesmo você sendo uma pessoa comum.
3- Deus tem um chamado pra você, mesmo que isso não faça sentido.

Nenhum comentário: