domingo, 23 de novembro de 2008

Princípios do Mar Vermelho. 10 estratégias para vencer as dificuldades da vida. (parte I)

Êxodo 14 : 1-14

Introdução : Alguns de vocês estão lidando com algumas dificuldades agora, isso pode ser a perda de um emprego, de um ente querido, da saude... Alguns de vocês sofreram muito no passado e talvez você ainda esteja sofrendo por causa daquilo que aconteceu no passado. Muitos de vocês estão esgotados por causa das mudanças na sua vida. Temos problemas como segurança econômica, relacionamentos. Existem vários tipos de dificuldades, problemas. Você precisa entender que enquanto estiver respirando terá dias ruins e dias bons.

Se você não está enfrentando dificuldades hoje, agradeça a Deus, porque isso logo virá. A vida é uma série de problemas. Mas quando as dificuldades aparecerem você pode aprender esses principios para lidar com isso.

Narração: Os Hebreus viveram 430 anos no Egito onde foram escravos. Eu fico pensando que as pessoas que ouviam histórias sobre Deus, sobre como Deus foi bom com os seus antepassados, Abraão, Isaque, Jacó, sentiam uma crise. Nossa, Deus prometou nos levar a uma terra que mana leite e mel, mas estamos aqui e isso ja faz 430 anos. Imagina a crise? Eles agora eram escravos. Porque tanto tempo sendo escravos? Simples, porque lá eles se multiplicaram. Eles tinham a proteção dos Egípcios para se multiplicarem. Agora que eles eram muitos, Deus resolve tirar o seu povo daquela terra. Deus escolhe um líder, seu nome:Moisés. Moisés foi criado no Egito, tinha tudo do bom e do melhor. Educação, luxo, fama, autoridade. Mas Deus escolhe ele para libertar o seu povo.

Eu quero destacar 10 princípios dessa experiência do mar vermelho, que vão te ajudar a enfrentar os desafios da vida.
Mas hoje eu quero apenas falar sobre cinco princípios e na semana que vem iremos abordar os outros cinco princípios.


1 – Perceba que você esta no lugar onde Deus desejou.

Disse o SENHOR a Moisés:
Fala aos filhos de Israel que retrocedam e se acampem defronte de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele vos acampareis junto ao mar.14:1-2


Voce sabe a vontade de Deus pra sua vida? Você está onde Deus intencionou. Todos procuram a vontade de Deus, mas você está na vontade de Deus. Se você nao esta em pecado, você esta na vontade de Deus. Deus permitiu que você estivesse onde você está hoje.

Algumas vezes Deus vai te levar para situações dificeis só pra te ensinar algumas lições. Talvez você poderá dizer : o que eu fiz para isso aconceter? Achamos que é punição de Deus, mas ele tem seus propósitos. Talvez ele permita que você passe por algumas situações difíceis para te ensinar uma lição.

Isso aconteceu com Jesus e seus discípulos. A tempestade atacou o barco em que Jesus estava e depois de repreender a tempestade ele repreendeu os discípulos dizendo que eles não deveriam entrar em pânico.


As vezes você pode sentir que as coisas estão fora do controle, as finanças não vão bem, a saúde não vai bem, há um problema na família, mas você tem que lembrar a si mesmo que mesmo quando eu sinto que as coisas saem do controle Deus ainda está no controle.

As coisas não vao do jeito que gostariamos, a saúde não vai bem, os negócios não vão bem, mas nada disso pega Deus de surpresa.
Tudo o que acontece na sua vida está sob o controle de Deus. Nada pode acontecer conosco sem a permissão de Deus. Então o lugar que você esta hoje é o lugar que foi intencionado por Deus.
Portanto, se você se acha em dificuldades, pense , Deus permitiu que você estivesse onde está agora por que ele tem propósitos maiores na sua vida. Talvez ele quer que você fique no acampamento por um tempo para que depois você O veja com mais clareza.


2 – Esteja mais preocupado com a glória de Deus do que com o seu alívio.

Então, Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão desorientados na terra, o deserto os encerrou. Endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército; e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. Eles assim o fizeram. 14:3-4

Quando enfrentamos dificuldades perguntamos pra nós mesmos: Porque eu estou passando por isso? Como eu saio disso? Porque isso aconteceu comigo?

Mas não seria melhor se nós perguntassemos : Como Deus pode ser glorificado nessa situação? Como eu posso glorificar a Deus aqui ?

Um pastor estava numa penitenciária e perguntou para aquelas pessoas que estavam lá. Se você podesse mudar algo na sua vida o que você mudaria? Alguns disseram: Eu gostaria de sair daqui. Quando todos eles responderam isso ele disse: E se Deus tiver planos diferentes?E se Deus têm planos de manter você aqui para que de alguma maneira ele seja glorificado?

Sobreviver ás dificuldades pode ser fácil se nós mudarmos nossa atitude e perspectiva. Nem sempre as coisas ruins que você entrenta tem haver com você, Deus tem planos maiores e melhores pra você.

Jesus estava mais preocupado com a glória de Deus do que com sua vida.

Louvar a Deus qualquer um louva, até quem não é crente. Todo o ser que respira louve a Deus.

Louvar é agradecer a Deus pela familia, pela casa, pelo carro, pela saúde. Agora adorar significa outra coisa . Uma pessoa que adora a Deus está dizendo: mesmo que eu não tenha um carro, um filho, um bom salário,mesmo assim eu vou continuar adorando o Senhor.

Deus nos salva da maneira dele, no tempo, e para a glória dele.

3 – Reconheça o seu inimigo mas focalize no Senhor.

Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o coração de Faraó e dos seus oficiais contra o povo, e disseram: Que é isto que fizemos, permitindo que Israel nos deixasse de servir? E aprontou Faraó o seu carro e tomou consigo o seu povo; e tomou também seiscentos carros escolhidos e todos os carros do Egito com capitães sobre todos eles. Porque o SENHOR endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse os filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram afoitamente. Perseguiram-nos os egípcios, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavalarianos, e o seu exército e os alcançaram acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, defronte de Baal-Zefom. E, chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então, os filhos de Israel clamaram ao SENHOR. 14: 5-10

Têm muitas pessoas que vê o diabo em tudo.Bateu o carro foi o diabo! Mas as vezes foi o diabo do óculos, o diabo da falta de atenção, o diabo do celular. Mas há algo que precimos entender.

Outras não vê o diabo em nada. Negam a existência do mal. Agente sabe que Deus têm propósitos para cada um de nós. Mas o diabo também têm propósitos para cada um de nós. Ele veio para roubar o nosso ânimo, elegria. Ele veio para matar os nossos sonhos, projetos. Nós temos que entender que tem uma força do mal agindo contra os planos de Deus e contra as pessoas de Deus.

Você já se sentiu perseguido por Satanas? Pelas situaçoes difíceis? Talvez você esteja aqui como um fugitivo,( assim como eles eram) talvez as coisas estejam difíceis pra você, mas quero que hoje, você gaste mais tempo meditando em Deus e na sua palavra do que nos seus problemas.

Nosso problema é esta no nosso foco. Eu sempre estou repetindo isso porque nós temos a tendência de sempre olhar o lado ruim das coisas, sempre pensamos que nós não podemos. Esquecemos que Deus é poderoso, que tudo é possível aquele que crê.

Cinco vezes a palavra egipicios foi dita. Eles estavam reclamando. Eles estavam com medo, porque o foco deles estava errado.

Vimos que aconteceu a mesma coisa com Davi e Golias. Quando ele entrou no vale de Elá. Havia o exército dos filisteus, mas David entra no vale de Ela levantando a questão sobre Deus. O foco dele não estava no giangete, mas sim em Deus. Pessoas de sucesso são pessoas que mantem o foco em Deus ao invés de focar nos problemas.

4 – Ore

E, chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então, os filhos de Israel clamaram ao SENHOR. 14:10


Nós vemos que o primeiro instinto foi chorar. Mas o segundo foi orar. Muitas vezes nós quando fracassamos em alguma área de nossas vidas, quando as coisas saem do controle, quando os problemas não se resolvem, nós consideramos a oração como o último recurso. Depois que todos os nossos planos deram errado, depois que ter tentado tudo nós oramos. A oração é vista como o ultimo recurso.

Mas como seria nossa vida se ao nos depararmos com alguma dificuldade nós orassemos a Deus? Como seria se antes de começar a agir pedissemos a Deus ajuda?

Tiago diz se tem alguem aflito ore. Quando você ora Deus age. Nós temos que clamar pelo Senhor. Eles estavam encurralados, nenhuma esperança, mas eles ainda podiam orar e foi isso que fizeram.
Você diz eu não tenho tempo para o rar, mas você tem tempo para entrar em panico, se preocupar.

O tanto que você ora é o tanto que você confia em Deus.

Mas no texto ha algo interessante. Eles oraram mas depois começaram a murmurar. Parece que essas pessoas não tinham fé coisa nenhuma. Mas eu intendo esse tipo de oração. Você pode orar bem em público, mas quando estamos face a face com Deus, nós não confiamos nele,eu ainda tenho medo.

Eu quero te lembrar que Deus ouve nossas orações, ele não ouve as preocupações da nossa mente, os medos que há dentro de nós, ele ouve nossas orações, mesmo quando nossa atitude desmentem nossa oração, ele ainda ve nossa intenção.

5 – Seja calmo e confiante e de a Deus tempo para trabalhar.

Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis. Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. 14:13-14

Tem alguma coisa mais dicífil do que se aquietar enquanto estamos cercados pelo caos e circunstâncias fora do controle?

Nós estamos nos afogando no mar agitado, e nós devemos ficar calmos,respirar , segurarmos na boia salva vidas, enquanto cada parte do nosso ser quer gritar, chutar o balde, chutar e gritar e remar para sair da dificuldade. Algumas vezes Deus quer isso de você. Fique calmo, eu estou trabalhando.

Uma das coisas mais difíceis sobre Deus é que o tempo pra ele significa algo totalmente diferente para nós. Pra ele um dia são como mil anos. Mesmo pensando no caso dos Hebreus, eles ficaram 430 anos lá. Eles tiveram que esperar o tempo de Deus. Moises teve que ser preparado durante 80 anos no deserto. Deus tem o tempo dele, a maneira dele.

Quando estamos no meio da dificuldade queremos sair, e queremos já. Pra nós que vivemos no mundo do microondas, que procura soluções rápidas, Deus ainda parece usar o maneira antiga de cozinhar para fazer a sua vontade nas nossas vidas. Isso é dificil pra nós: esperar, mas que outra alternativa temos? Podemos ser esmagos pelos exércitos de faraó, e lutarmos até morrer, ou esperar confiantes em Deus e ver Deus trabalhando por nós.


3 comentários:

Unknown disse...

Muito bom!

Unknown disse...

Uma pessoa que adora a Deus está dizendo: mesmo que eu não tenha um carro, um filho, um bom salário,mesmo assim eu vou continuar adorando o Senhor. DEUS fala conosco atraves de sua palavra! pois atraves dele voce foi usado pra dizer ao meu coraçao! e tambem ah varias pessoas! Pois a verdade esta dita ai: mesmo nao tendo nada, mesmo assim continuarei adorando ao SENHOR. amem
que DEUS continue te usando.

Pr Valdecy Martins disse...

Parabens pelo texto, gosto muito de blogs que trazem conhecimento, gostei do seu.
Tambem iniciei um blog, fique avontade para dar uma olhadinha, aceito sugestões.
Pr. Valdecy Martins
http://prvaldecymartins.blogspot.com/