domingo, 28 de novembro de 2010

A oração de Jabez.

Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.I Cr 4: 1-9.


Introdução: Talvez você nunca tenha ouvido falar de Jabez. Ele não foi um homem como Davi ou Moisés.Em meio a tantos nomes, o autor para e começa a falar dele.Olha, eu quero que vocês saibam algo sobre esse cara chamado Jabez! Ele era um homem comum. Você não está preocupado em ler livros de pessoas comuns! Você não vai a loja e pede pra alguém te mostrar um vestido ou uma roupa comum! Tenho certeza que você não é fã de coisas comuns! Mas Deus usa as pessoas comuns para fazer coisas incomuns. Deus usa pessoas comuns para deixar marcas incomuns.
Na carta aos Hebreus, há uma lista de pessoas comuns que tiveram fé no Deus que é extraordinário e por isso deixaram suas marcas.
Jabez fez uma oração comum que ficou registrada na história de Israel. A oração termina dizendo: “E Deus atendeu a oração”.

"Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos"

Nós não sabemos muito sobre ele.Sabemos que ele foi o mais ilustre e respeitado entre os seus irmãos e que sua mãe colocou esse nome, que significa dor.
Ele foi o mais ilustre porque levava Deus a sério, sem dúvida! Temos que ter o cuidado de não focar nas bênçãos e nos esquecermos do abençoador.
Ele tinha um relacionamento correto com Deus e foi o mais ilustre porque honrava a Deus. Ele conhecia Deus, ouviu falar sobre Deus. O que determina o sucesso que terei não depende tanto do que faço mas sim do tanto que eu creio em Deus.


"sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz".

O seu nome literalmente significa dor, problemas, sofrimento. O fato é que no Antigo Testamento o nome era muito mais significante que hoje. De fato, os nome podiam indicar que tipo de caráter que alguém teria. Isso até mesmo poderia predizer que tipo de futuro uma pessoa teria. Por exemplo: o nome Jacó, que significa usurpador. Se você ler a sua história, verá que ele se tornou isso.
O nome Josué significa salvador. Eu acredito que todas as vezes que alguém chamava: "ei! Josué", a coragem e a esperança enchiam o seu coração.Ele sabia que foi chamado para liderar o povo de Deus.
Agora pense em como Jabez se sentia? Todas as vezes que alguém o chamava dizendo: "ei Jabez", eles estavam dizendo: "ei problema", "ei dor","ei sofrimento"... Eles estavam profetizando mais fracasso e derrota.
Nós não sabemos porque sua mãe colocou esse nome. Talvez porque o pai abandonou a mãe e ela estava tão irada, tão magoada, que acabou colocando esse nome. Talvez a dor do parto foi muito grande e ela tenha tido complicações, e por fim, colocado o nome dele de dor.
Talvez o pai deve0 ter morrido, talvez ela estivesse sem esperanças, desanimada, sem saber como iria criar o filho.
O fato é que o seu passado foi difícil.
Imagine ele na escola? "Ei dor"!,"ei problema". " Talvez os garotos diziam: "Ai vem a dor!."Ei cara, o que aconteceu com você? porque sua mãe colocou esse nome?"
Isso poderia ser um limite pra sua vida. Isso poderia facilmente afetar sua auto-imagem. Ele poderia viver inseguro e sentir-se inferior.
Mas o que chama atenção é que o caráter dele superou o seu passado. Ele tinha tudo para ser um fracassado, uma pessoa que Deus não iria usar.
Mas a Bíblia diz que ele foi o mais honrado de sua família. Não temos muito coisa revelada sobre ele, exceto uma pequena oração que fez e que está registrada nos livros da história de Israel.
Por causa dessa oração , podemos dizer que havia alguma coisa especial em Jabez.
Apesar de sua criação, apesar de sua auto-imagem ter sido constantemente atacada ,
Jabez olhou para céu e disse: Deus, eu estou pedindo que o Senhor me abençoe muito. Pense na coragem que há nessa oração! Ele estava dizendo:

Deus, um monte de coisas vieram sobre mim. A vida não me tratou de forma justa.O começo da minha vida foi difícil.Mas eu sei que o Senhor é um grande Deus. Eu sei que o Senhor tem um grande plano para minha vida. Estou pedindo para o Senhor me abençoar. Como seria o seu futuro se ele não tivesse orado assim?

Jabez orou por quatro coisas.


1 – Abençoa-me. ( Favor sobrenatural)

Benção significa favor de Deus. Benção não é algo que você consegue com os seus próprios esforços.

Ele orou e Deus atendeu o seu pedido.

Jabez deixou com Deus onde quando e como ele seria abençoado. Ele pediu a Deus aquilo que Deus tinha reservado pra ele.

Suponha que Deus quisesse te mandar 23 bênçãos hoje mas você recebeu uma. Qual seria a razão?
Li uma ilustração que dizia: O senhor João foi para o céu. Chegando lá, viu caixas num departamento. Ele perguntou ao anjo o que havia dentro das caixas. O anjo disse: "João, aqui dentro dessas caixas, tenho todas as bençãos que você nunca pediu quando estava na terra". Existem milhares de bençãos esperando por você, esperando que você peça.
Essa oração foi registrada por você. Você sente que sua vida é somente dor problemas?
O seu passado foi difícil? Grave isso: O seu passado não determina quem você é. Deus determina quem você é.



2 – Aumenta as minhas terras. ( Oportunidades)


Ele queria que Deus aumentasse suas terras. Ele, eu imagino, andou em suas terras e viu tudo o que sua família havia deixado e pensou : eu quero mais! Ele queria causar um impacto para a glória de Deus. Estudiosos acreditam que quando ele fez essa oração, estava se preparando para conquistar terras em Canaã.De fato, ele queria oportunidade.

É válido pedir para Deus expandir os nossos negócios? Sim! Se você estiver fazendo os seus negócios de acordo com os princípios bíblicos é certo pedir. Deus, tenho essa empresa , mas quero uma maior! Deus estou nesse apartamento pequeno, mas quero um maior. Se ele fosse uma mãe pediria influência na família ou uma família mais unida.
O que você tem nas mãos, Deus pode aumentar. Você tem que orar pra Deus expandir sua vida.
Não é errado pedir mais, não é errado pedir uma melhor condição. O que temos que entender é que Deus nos abençoa para sermos bênçãos, para ajudar outras pessoas.

Ele pediu : "Deus eu quero uma vida abundante";

3 – Que a tua mão esteja sobre mim.( Proteção)

Você orou pedindo as bênçãos de Deus. Orou pedindo algo e ele te deu. Mas agora não consegue lidar com isso.

Se buscar as bênçãos de Deus é nosso mais elevado ato de adoração e se pedir para fazer mais para Deus é nossa maior ambição, requerer que a mão de Deus esteja sobre nós é a nossa escolha estratégica para que as grandes coisas que Deus está fazendo em nossas vidas se perpetuem e continuem a florescer.

Coisas que são grandes demais para mim posso contar com as mãos do pai.

“Não que, por nós mesmos sejamos capazes de pensar alguma coisa”, disse Paulo, “como se partisse de nós, pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança” (2Co 3: 5-6).


A “mão do Senhor” é um termo bíblico para expressar o poder e a presença de Deus na vida de seu povo (veja Js 4:24 e Is 59:1). Em Atos, o sucesso fenomenal da Igreja primitiva foi atribuído a uma coisa: “A mão do Senhor estava com eles, e muitos crendo, se converteram ao Senhor” (At 11:21).

Quando oramos estamos mostrando pra Deus que precisamos dele.


4 – Livra me de dores. ( Futuro brilhante)

O nome de Deus é no antigo testamento é : Eu sou. O nosso é: eu não sou. Sem Deus somos nada. Jabez pediu as bênçãos e agora pede livramento.

Quando uma pessoa é abençoada , a tendência é tornar-se arrogante. Você nota que ser abençoado por ser perigoso. Basta olhar para a vida de grandes líderes na Bíblia. Quase todas as coisas horríveis que eles fizeram foi logo após uma vitória. Ele queria o livramento de Deus. Jesus na oração mestra diz :“ não nos deixeis cair em tentação, mas livra-nos do mal". Quando pecamos, atraímos dores pra nós, entristecemos a Deus e aos outros. Por isso, temos que pedir para Deus nos livrar. Note que não é questão de pedir forças para resistir e sim pedir para ele nos livrar.

Satanás é astuto. A Bíblia diz que há muitos demônios trabalhando em nossa cidade hoje. Eles tentam destruir pessoas, usando todo tipo de estratégia. Deus pode nos livrar do mal.

Uma consideração é que ele pediu a Deus que o livrasse de dor. Quando ele nasceu, causou dor. Quando nós pecamos, causamos dor às pessoas. Assim como podemos abençoar ,podemos causar dor. Jabez queria abençoar e não mais causar dor. Ele queria fazer a diferença.

E Deus atendeu o seu pedido.

Deus não disse : "Ei Jabez, pare de me incomodar"! Mas Deus não disse isso . O texto diz : Deus atendeu o que ele pediu.

Uma palavra sobre a história.

Talvez você esteja se identificando com Jabez. Seu passado foi difícil, as coisas não foram fáceis pra você, por isso, o seu futuro não vai ser brilhante. Na sua mente, o seu passado é,uma prisão.

Conclusão

Alguns de vocês, como Jabez, tiveram um passado difícil, e talvez você pensa: "a vida não sido justa comigo". Você teve muitos obstáculos. Mas, se Jabez estivesse ai do seu lado agora, ele iria te dizer assim : Olha amigo, amiga, Deus pode colocar um novo cântico na sua boca, Deus pode te dar um novo começo, um novo dia. Se você pedir Deus pode te abençoar.

Alguns de você tem cometidos erros, feitos escolhas erradas. Você acha que bagunçou sua vida e agora tem que sofrer por isso.Deus esta dizendo: SE VOCE PEDIR EU VOU TE DAR UM NOVO DIA, SE VOCE PEDIR EU VOU TE DAR UM NOVO COMEÇO.

Ou talvez você tenha sido magoado num relacionamento, alguém te maltratou, esse relacionamento não funcionou e agora você pensa que não vai ser feliz. Porque você não experimenta ser corajoso como Jabez ? E diga:

Deus , eu sei que parece que tudo está acabado.
Eu sei que parece que os meus melhores dias ficaram para trás. Deus eu acredito que quando uma porta se fecha o Senhor abre outra porta. Deus, eu estou pedindo para o Senhor trazer algo grande na minha vida.

Não importa o que veio sobre você. se você ser corajoso para pedir, o resto da sua vida por ser diferente da primeira parte.

Quando você se levantar diga : Deus me abençoe muito, aumenta minhas terras, esteja comigo, me livre de males.

Deus, eu sei que o Senhor me ama e sei que o Senhor tem um novo dia pra mim.

Você precisa ter uma grande visão. Não ore orações pequenas, ore grande orações. Espere grandes coisas de Deus.

Nenhum comentário: