domingo, 11 de janeiro de 2009

As marcas de uma pessoa madura.

Sem dúvida, provavelmente a causa número um dos problemas no mundo é a imaturidade. Um pastor disse que tem aconselhado centenas de casais em relação ao casamento. O problema número um do casamento é : pessoas precisam crescer. Eles estão agindo de maneira imatura. Nós entramos em todos os tipos de problemas por dizer coisas imaturas, por fazer decisões imaturas, agindo de maneira imatura. Nós precisamos crescer.

A vontade de Deus para cada pessoa é que ela cresça. Em Hebreus 6:1 diz cresçamos. Deus diz cresça. Isso é porque um dos propósitos da igreja é ajudar pessoas crescerem espiritualmente, emocionalmente, mentalmente, de todo jeito e ter uma vida cristã balanceada.
O que é maturidade? Como saber se você chegou lá?


O que é maturidade.

1 – Não tem nada haver é idade.

2 – Não tem nada haver é aparencia.

3 – Não tem nada haver com conquistas.

4 – Não tem nada haver com titulos.

Deus diz que maturidade é atitude. Atitude é o que faz a diferença. É o seu caráter. Reputação é o que as pessoas pensam de você, caráter é o que Deus diz sobre você. Deus diz que suas atitudes determinam se você é maduro ou não. Deus quer que você cresça e tenha atitudes como as de Cristo.
Como você mede a maturidade espiritual ? Você não me comparando você mesmo com outros mas sim comparando você com a palavra de Deus. Na carta de Tiago nós temos um manual sobre maturidade. A palavra “maduro” no grego significa completo, perfeito. Tiago usa essa palavra em cinco vezes em cinco capítulos. Tiago é o manual de como ser maduro. Ele nos dá cinco marcas de uma pessoa madura.


1 – Uma pessoa madura é positiva quando está debaixo de pressão.

Tiago 1:2-4

Como você lida com os problemas? O primeiro teste da maturidade é como você reage aos problemas. Eles te levam ? você fica nervoso, chateado,você é negativo? Você lida com isso com murmuração? Como você lida com os problemas?

Cristianismo é vida. Não uma religião, é vida. Jesus disse: eu vim para te dar vida. Vida significa problemas e parte de nossas vidas vivemos resolvendo problemas e devemos enfrentar eles com atitude certa.

Qual é sua natural atitude quando as coisas não vão como você queria? você fica irritado? você é pessimista ou positivo? você é uma pessoa animada ou um desanimado? Sua vida é cheia de graças ou reclamação? Você é positivo ou você fica irado na maioria das vezes?

Tiago diz : Feliz o homem que suporta a provação porque depois de ser testado recebera a coraa da vida que Deus tem prometido aquelas que amam ele. Você pode ter um grande conhecimento de Bíblia e ser briguento quando tudo sai do controle. Você é positivo debaixo de pressão?

2 – Uma pessoa madura é sensível as pessoas.

Se você quer guardar toda a lei, Ame o próximo como a si mesmo e faça o que é certo. Tiago 2:8


Uma pessoa madura é sensivel as pessoas. Ele não ve apenas seus interesses, ele ve o de outras pessoas. Ele entende seus sentimentos. Ele não está apenas interessado em si mesmo. A crianças quando são imaturas só veem a si mesmas. Eu quero isso, eu quero aquilo. Eu não me importo com ninguém mais. Deus diz que amor, ser interessado nos outros é a marca de uma pessoa madura.

Tiago é muito claro.Tiago 2:1-6 : Não mostre favoritismo, não seja snobe, não despreze os outros, não julgue pela aparência, não insulte as pessoas, não prejudique as pessoas. O segundo teste de maturidade é amor. Como você trata as pessoas?

Paulo disse: Eu posso evangelizar todo o mundo, construir grandes igrejas, eu posso estar na televisão, eu posso doar milhoes para os pobres, mas se eu não tiver amor, eu sou como um sino que ressoa.

Mateus 25, Jesus diz, No julgamento pessoas estarão diante do Senhor e ele ira dizer : Eu tive fome e voce me deu comida. Eu estava com sede e você me deu de beber. Eu estava nu, e você me deu roupa. Eu estava enfermo e você me visitou. Quando fizemos isso? Sempre que fizerde isso para os pequeninos fizeste para mim. É interessante que Mateus pessoas serão julgadas pela maneira que elas trataram as pessoas. Não quantos versos elas sabiam, não quantas vezes fui a igreja, não pela a minha grande reputação, mas pelo jeito que tratamos as pessoas.



3 –Uma pessoa madura controla sua lingua.

Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.

A primeira coisa que o doutor diz quando você vai fazer um chek up é “estique sua lingua”. Ele usa sua lingua para checar sua saude. Deus tambem faz isso com nossa espiritualidade.

Durante a Sengunda Guerra mundial havia uma frase que era comum.” Boca aberta afunda navios”. Boca sem controle destroi vidas. Elas machucam. A definição de fofoca é ouvir algo que você gosta de alguém que você não gosta. Isso vai de boca em boca.

Dominio próprio vem de uma língua sob controle. Nós entramos em muitos problemas naquilo que nós falamos e aquilo que nós pensamos. Tiago capitulo 3 nós da várias ilustrações. Ele diz que a língua é como um leme de um navio, como um freio na boca do cavalo, uma fagulha, veneno, fonte. Ele diz que você põe o cabresto no cavalo e essa peça pequena pode controlar todo o cavalo. Um pequeno leme no barco pode controlar a direção que o barco vai. Sua língua que é por tamanho muito insignificante, controla a sua vida. O que você diz dirige sua vida, o que você diz pode destruir sua vida. Ela pode trazer felicidade para a vida das pessoas. Ela pode trazer desanimo para a vida das pessoas. Sua lingua é uma força poderosa para o bem ou para o mal.

Você já ouviu alguem dizer “ Eu falo o que vem na cabeça? Eles até são orgulhosos disso. Eles são honestos. Eles dizem o que vem na mente. Talvez existem coisas na sua mente que não devem ser ditas. A Bíblia diz que isso não é honestidade, isso é imaturidade. Muitas pessoas carecem de uma dose de percepção maior.

Efesios 4:29 diz : Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas sim unicamente aquela que for boa para promover edificação, de acordo com a necessidade. Circule a palavra qualquer. Vigie o que voce diz. Quando você falar não apenas fale coisas para edificar a voce mesmo. Você deve dizer coisas para edificar os outros. Se o que você vai dizer não edifica ninguém, não diga nada. Cuide para que suas palavras sejam melhores que o silencio. Uma pessoa madura consegue controlar sua boca. Não importa quanto tempo você tem de crente. Se você não pode controlar sua lingua você esqueceu de algo importante.

Tiago 1:26 Se alguem considera a si mesmo religioso, e não refreia a sua lingua esse tal se engana e sua religiao é va. Se eu tver memorizado mais de mil versos da Biblia, estudeia a Biblia toda, e sempre vou a igreja e nunca falto um culto, mas se eu sou fofoqueiro, minha religião é vã. Se eu estou espalhando rumores, minha religião é vã. Se eu estou sempre falando coisas sem terem sido comprovadas ou exagerando nas coisas que eu falo impulsivamente,minha religião é vã. O teste da maturidade é controlar sua boca para que nenhuma corrupção na sua fala, nenhuma conversa negativa saia da sua boca.

Fale a verdade em amor. significa uma atitude correta, no tempo certo, no lugar certo, pelos motivos corretos. A Biblia é muito pratica. Não importa o quanto você sabe sobre a Biblia se sua atitude não é como a de Cristo você está esquecendo de algo importante.

4 – Uma pessoa madura é uma pacificador não um criador de caso.


Tiago 4:1 diz “ De onde vem as guerras e contendas que há entre vos? De onde se não dos desejos que combatem em vc? Ele esta falando sobre conflito. Ele esta dizendo que há brigas e contendas que vem de dentro de nós, dos nossos proprios desejos. Você quer algo e voce não tem. Você mata e briga mas você não tem o que quer. Você briga e luta e não tem o que quer porque você não pede a Deus.

Sou eu um pacificador? Sou eu um criador de caso? Eu gosto de discutir? Sou eu uma pessoa contenciosa? Eu fico magoado? Eu fico na defensiva facil ? Eu firo as pessoas? Eu sou um pacificador? ou um criador de casos?

A marca de uma pessoa madura é a falta de conflito na sua vida. Paulo diz vocês são bebes, porque vocês estão brigando sobre dons, sobre lideres, sobre tudo. Isso é a marca de uma pessoa imatura. Isso é a marca de imaturidade.

Porque há tantos conflitos no mundo ? Porque há conflitos no casamento? Porque há conflitos onde eu trabalho? Porque há conflitos entre eu e um ex amigo? Porque há conflitos entre eu e um crente? Porque há conflitos entre eu e Deus? Porque há conflitos?

Tiago diz que há conflitos por duas razoes. Tiago 4:3 Quando você pede e não recebe. Mas quando você pede com motivos errados para que você gaste nos seus prazeres. A primeira causa de conflito é egoismo. Quando eu quero o que quero, então eu vou ter conflito com alguém. Como você sabe se uma pessoa é imatura? Olha para a sua vida de oração. Se suas orações são egoistas, abençoa-me, prospere-me, proteje-me, ajude-me. se esse é único tipo de oração que você faz, isso mostra que você é imaturo. Você ora por outras pessoas? Abençoa-me! tudo o que eu vejo é eu. Isso é egoísmo.

Um verso que me chama atençao em proverbios 13:10 é ‘’Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria.’’
Todo conflito é ego, orgulho. Quando alguem está tendo conflito é porque alguem está sendo orgulhoso e não quer admitir que está errado. Ambos estao sendo orgulhosos para admitir que estão errados. Orgulho provoca conflitos no serviço, na escola, na igreja, em casa, em qualquer lugar. Egoísmo. Nós queremos coisas pra nós mesmos.

Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?

Outra fonte de conflitos é quando julgamos as pessoas. Julgar. Todos nós somos culpados disso. Deus diz , não julque as pessoas. Se você faz isso você está querendo briga. Você esta sempre achando falhas, sempre causando brigas, sempre espalhando rumores. Nao julgue!

Porque não devo julgar?

1 – Porque não sou Deus.
2 – Porque só Deus sabe todos os fatos.
3 – Você não sabe os motivos.

Só Deus tem o direito de julgar. Ele sabe tudo. Ele sabe os motivos, ele conhece todos os fatos, ele conhece o coração. Ele é dono da verdade por isso ele pode julgar.Nós somos limitados, não temos o direito de julgar.

Deus diz que egoísmo e julgar causa conflitos. A quarta característica de uma pessoa madura é se ela é pacificadora ou criadora de caso. Deus diz que pessoas que julgam são imaturas.


5 – Uma pessoa madura é paciente e de oração.


5:7,11 Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia 11 Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso. 16 A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

Circule a palavra paciente e oração. Deus diz que a marca de uma madura é que ela é paciente e é uma pessoa de oração. Essas são as duas chaves do capitulo 5. Patiencia é usada 4 vezes. Oração é usada 7 veses. A marca de uma pessoa madura é eles são pacientes e são pessoas de oração. Essas duas coisas andam juntas. Isso expressa atirude de confiança em Deus.

5:7 Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta.

Ele está dizendo seja paciente. Ele nos dá a ilustração de um fazendeiro. Se alguém é paciente esse alguem é um fazendeiro. Ele tem que esperar muito. Ele planta a semente, espera, ele tem esperança, expectativas. Ele espera. Não há colheitas durante a noite. Ele tem que esperar, algumas vezes nós temos que esperar. Temos que esperar a resposta de Deus, esperar o milagre de Deus, esperar que Deus trabalhe em nossas vidas. Temos que esperar. Paciência é a marca de uma pessoa madura. A unica maneira de aprender a ser paciente é esperando.

Muitas vezes Deus nos diz não, sim e espere. Quando ele diz não, isso não quer dizer que ele não respondeu. Ele respondeu nao. Ou ainda não, ou espere. Ele quer que você cresça, essa é razão.

5:16 Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.

Se alguem foi paciente esse alguem foi Elias. Ele foi paciente e foi uma pessoa de oração. Essa é a marca de uma pessoa madura.

Qual o teste?

1 – Como voce lida com os problemas?

2 – Você é sencivel as pessoas? Voce ora só por vc ou por outras pessoas?

3 – Voce pode controlar sua boca?

4 – Você é um pacificador um ou criador de casos.

5 – Quanto tempo você pode esperar a reposta de uma oração sem desestir? talvez Deus não te de algo agora porque ele queira te ensinar maturidade.

2 comentários:

paula disse...

Deus usou esse blogger pra falar comigo, e tudo isso é verdade.
tenho 25 anos de idade e agora que estou desenvolvendo a maturidade emocional atraves de terapias com uma psicologa que esta sendo uma verdadeira bençao de Deus na minha vida.
fui perceber que eu era imatura e estava agindo com imaturidadde quando tive depresssao e nao me curava com medicamentos, e ainda achava que o problema estava nas pessoas e nao em mim, porém Jeová é tremendo, rico em misericórdias e esta fazendo mais uma obra grandiosa em minha vida, e quero que vc abra o seu coraçao para um Deus de poder que tem bençaos pra vcs tambem, beijossss;;;;;;

Lucélia disse...

Nós sempre pedimos para Deus falar conosco, esse blog foi a resposta que ele me deu..obrigada Senhor por sempre escutar ainda que eu seja imatura o Senhor esta comigo e eu vou melhorar!!!