quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Como enfrentar o sofrimento sem perder a fé.

Jó 2 :1-10

Introdução :Todos vocês que estão aqui já sofreram um dia, ainda irão sofrer ou estão sofrendo. Uma das razões porque as pessoas abandonam a Deus e param de freqüentar reuniões como esta é sofrimento.
O livro de Jó não é uma ficção religiosa. Ele era uma pessoa real,viveu num mundo real, e teve experiências reais.Porque ele era um homem real que teve experiências reais, ele pode nos ensinar o que precisamos saber sobre a vida e os problemas num mundo real. O sofrimento para nós cristãos não é um inimigo, não deve ser nosso mestre, mas ele deve trabalhar pra nós.O efeito do sofrimento pode ser : aumentar nossa sede de Deus e nosso desejo de viver pra ele. Por isso temos que olhar para o sofrimento como nosso servo.Deus pode usar o sofrimento para no atrair pra ele.Quando sofrer, não tente esconder, não tente sair logo, mas procure aprender com o sofrimento “ Não diga, como eu saio disso mas sim , como glorifico a Deus nesse sofrimento?”.O sofrimento de Jó foi uma oportunidade para ele ter mais fé, por isso encare o sofrimento como uma oportunidade. No sofrimento você percebe que não pode viver só, por isso você precisa buscar em Deus o alívio.

Contextualização: Jó era como um Bill Gates e foi testado. Ele tinha carro zero, apartamentos, dinheiro no banco e foi testado. Claro que a Biblia não diz isso porque os camelos, terras, ovelhas eram as riquezas da época.

Como enfrentar o sofrimento com sucesso? O que Jó pode nos ensinar? Vejamos 4 lições.


1 – Fale pra Deus como você se sente.

Jo descarrega todas as suas emoções em Deus. Jó 7: 11 diz “Por isso, não reprimirei minha boca, falarei na angustia do meu espírito”queixar-me-ei na amargura da minha alma”.

Deus foi quem criou nossas emoções então ele pode lidar com elas.

Lamentações 2:19 diz: “Levanta-te, clama de noite no principio das vigílias; derrama, como água, o coração perante o Senhor”.

Diga a Deus as como estão suas emoções, descarregue suas emoções em Deus. Deixa eu te dizer um segredo: “ Deus pode lidar com suas emoções”. Deus criou você e ele sabe como lidar com suas duvidas, ansiedades, medos e ira.

Foi isso que Jó fez e é isso que temos que fazer.

Leia o livro de Jó e você vai perceber que a primeira parte do livro ele expressa confusão.

Porque o Senhor permite isso Deus?

A segunda parte ele expressa suas queixas. Eu não gosto dessa situação.

A terceira parte ele faz algumas acusações corajosas e honestas contra Deus. “O Senhor está mesmo no controle? O Senhor é mesmo amável? O Senhor é mesmo grandioso? O Senhor sabe o que está fazendo ? Deus pode lidar com nossas emoções.

Então quando você enfrentar o sofrimento a coisa certa a fazer não é procurar alivio nas bebidas , em boates, em relacionamentos , ou gastar grana. O que temos que fazer é falar para Deus como nos sentimos.

Rick Warrem disse: eu tenho três lindos filhos e algumas vezes eles questionam minhas decisões. Eles não duvidam do meu amor por eles, eles não duvidam que eu não agüento ficar longe deles, que eu tenho mais experiência que eles, não duvidam que eu tenho mais educação que eles. Mas algumas vezes eles duvidam das minhas decisões. Eu preferiria que eles viessem a mim e tivessem uma conversa honesta. Isso é melhor do que ficar relutando com minha decisão. É assim com Deus.
Honestidade é a melhor política. Todos os grandes homens da Bíblia fizeram isso: Davi, Jeremias. E no fim do livro de Jó, Deus diz que Jó falou honestamente.
Então você vê que Jó questionou as decisões de Deus dizendo: “Porque o Senhor permite isso ?”mas ele nunca parou de confiar.
Apesar de Jó questionar as decisões de Deus ele nunca parou de crer. Davi disse algo estranho e até meio contraditório. Salmos 116:10. “Eu cri por isso eu disse: Eu estou aflito, ou arruinado.”
Parece contradição: " eu tenho fé mas eu estou aflito", "eu tenho fé mas eu estou arruinado".
Mas isso é uma declaração de fé. A Bíblia ensina que se queixar para Deus é realmente um ato de fé, um ato de adoração.
Primeiro porque eu creio que há um Deus e segundo porque eu creio que ele escuta minhas orações e terceiro porque eu creio que ele me deixa dizer o que eu preciso dizer e ainda continuará me amando. Isso é um ato de fé.
Quando você se queixa para Deus isso se chama adoração. Quando você se queixa sobre Deus para outras pessoas isso se chama pecado.
Quando você se queixa para alguém sobre Deus você esta sendo rebelde, agora quando você se queixa para Deus e diz: eu não entendo, isso não faz sentido, eu não gosto dessa situação, Deus diz que isso é um ato de adoração.
Tem outra tradução para o salmo 116:10 que diz “ Eu continuei crendo, mesmo quando eu disse, eu estou oprimido.

II – Adore a Deus apesar das circunstâncias.

Você vai passar por problemas, sofrimentos e algumas coisas vão dar errado pra você. Mas você deve adorar a Deus apesar das circunstâncias. Você não espera por explicações porque nós não vivemos de explicações e sim de promessas.
Usamos muito a palavra louvor e adoração. Louvar a Deus qualquer um pode fazer, até mesmo um incredulo. Há um texto que diz " Todo ser que respira louve ao Senhor."Sl 150:6
Você diz : Deus obrigado pela mina familia, meus bens, meu trabalho. Isso se chama louvor. Agora quando você diz " Deus eu vou continuar te amando mesmo não tendo familia, casa, bens , saude; isso se chama adoração.

O que Jó fez ao sofrer foi adorar a Deus. Jo 1:21 ele diz “ Eu nasci sem nada e vou morrer sem nada. O Senhor deu e o Senhor tirou, louvado seja o nome do Senhor. Ele adorou apesar de tudo.
A pergunta que o livro nos deixa na vida é “ Uma pessoa continuará amando a Deus se ele perder tudo? Será que uma pessoa continuará amando a Deus e seguindo ele se as coisas derem errado ?
Deixe- me te fazer uma pergunta pessoal, você iria? Você continuaria amando a Deus? Freqüentando essa reunião?
Eu quero te dizer que em algum momento da vida você vai passar por um teste. Você vai passar por momentos quando tudo parece estar dando errado. Deus vai assistir você e ver se confia nele. Você confiaria nele se em algum momento alguém puxasse o seu tapete ?
Você confiaria nele se as coisas não fizessem sentido?
Este é um teste definitivo da fé porque nem todas as suas orações na vida serão respondidas da maneira que você quer que elas sejam respondidas e na época que você quer.
Podemos adorar a Deus quando nosso coração está quebrado ?Nós podemos adorar a Deus apesar das circunstancias ?
Sim, porque as circunstâncias da vida não mudam a verdade sobre Deus.


Jó adorou a Deus por seis coisas diferentes.
1- Porque ele é amável.
2 –Porque ele é poderoso.
3- Porque ele observa os pormenores da minha vida.
4- Porque Deus está no controle.
5 – Ele tem um plano pra minha vida.
6 –Pela proteção. Ele promete nos proteger.

Outro exemplo de alguém que adorou a Deus apesar das circunstâncias é o profeta Habacuque. O livro tem o nome dele e nesse livro, capítulo por capítulo, ele se queixa de Deus.
Eu não gosto disso,não gosto do que esta acontecendo em nosso país, estamos sendo atacados, uma cidade que esta tentando viver para o Senhor! Porque o Senhor permite que homens ímpios nos ataque ? Porque você não faz alguma coisa ?
Como Jó ele questiona Deus, mas depois ele reafirma sua fé em Deus. Ele não para de confiar. Olha que verso lindo , que declaração ele faz:
“Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras,mesmo falhando a safra de azeitonas,na havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral, nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação”.

III – Peça a Deus força e ajuda.

Quando você estiver confuso, quando você se sentir deprimido, triste, por causa de algum sofrimento, você não deve correr de Deus, e sim para Deus.
Você tem que pedir força para Deus porque ele tem e te dará. Sl 105:4 diz “ Recorram ao Senhor e ao seu poder, busquem sempre a sua presença”.
Quando você passa por sofrimentos, as vezes nem consegue dormir bem, Deus diz : é porque você não esta confiando em mim.
O primeiro sinal de estress é que você nem pode dormir.Quando vocês está sob estress sua mente não para.
Sl 3:5 diz “ Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor, que me sustém”.
Quando Davi escreveu este texto ele estava fugindo do filho, num deserto.
Algumas vezes você fica aflito, desanimado, irado, e nem consegue dormir, e Deus diz: Sabe porque? isso é porque você não esta confiando em Mim.
Sl 37:39 diz que o Senhor cuidara de nós.
Temos que pedir forças a Deus.


VI - Temos que focar em Deus no sofrimento.

Isso não significa que você vem a esta reunião, focaliza em Deus e depois quando sai daqui se esquece. Não! Você precisa estar em contato com Deus sempre atrvés da oração e a palavra. Existem mais de 6000 mil promessas.
2 Cor 4:16-17 diz: Por isso não desfalecemos, mas ainda que nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo se renova, de dia em dia. Porque a nossa leve e momentanea, tribulaçao produz para nos um peso eterno de gloria mui excelente, Não atentando nós para as coisas que se veem , porque as que se veem são temporais, e as que não se veem são eternas.

Essa passagem nos dá três razões porque nós não desanimamos.

1- Sabemos que os problemas são temporários. Ele não duram pra sempre.
2- Sabemos que Deus esta usando eles para seus propósitos.
3 – Nós temos focando nossos olhos em Deus.

Muitas vezes nós focamos nos nossos problemas ao invés de focalizarmos em Deus.
Deus é maior que as circunstâncias.

• Deus é maior que suas emoções, que seus sentimentos.
• O nosso problema é que as vezes estamos olhando para o lado errado. Ele é maior que o meu sofrimento, ele é maior do que as situações ruins. Tenho que olhar para Deus.

Conclusão



• Fale pra Deus como você se sente.

• Adore a Deus apesar das circunstâncias.

• Peça forças e ajuda para Deus.

• Focalize em Deus nos sofrimento.

Nenhum comentário: