segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Tema : Porque os pastores?

Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. 9 E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. 10 O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: 11 é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. 12 E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. Lc 2:8-11

Introdução: Jesus influênciou a história. Nunca houve e nem haverá alguém que influênciou a história como ele. A história se divide em antes de Cristo e depois de Cristo. Quando alguém diz Jesus diz história.
Todos os holofotes da história estão apontados para ele. Teólogos e historiadores concordam que ele mudou o nosso mundo. Fidel Castro disse que Jesus é sem dúvida alguma o maior revolucionário que já existiu.
E no texto que lemos,vemos o que aconteceu quando Jesus nasceu.


Contexto: O capítulo dois do evangelho de Lucas fala sobre o recenseamento. Esse recenseamento era feito com vistas a cobrança de impostos mas Deus estava usando tudo isso para os seus propósitos. César Augusto era o imperador naquela época.

Quem eram os pastores?

Os pastores eram homens pobres, sem educação, sem posição na sociedade, pessoas que não observavam os rituais religiosos. Talvez nem sabiam falar direito sua língua,eram homens que viviam nos campos. Eles tinham nomes, mas não é mencionado. Sabemos que eles estavam trabalhando quando receberam a melhor notícia do mundo.

A mensagem do nascimento de Jesus não foi anunciada aos profetas da cidade, aos sacerdotes, aos religiosos, ao imperador, mas sim aos pastores.

Os pastores de Belém eram conhecidos por tomar conta das ovelhas do templo. No templo havia sacrifício de ovelhas.Eles provavelmente tomavam conta das ovelhas e cordeiros que seriam sacrificados no templo. Não eram ovelhas comuns.

Jesus é chamado na Bíblia de o cordeiro de Deus. João diz : Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo ( Jo 1:14). Ele foi levado ao matadouro como ovelha, omo diz o profeta Isaías.

Quais seriam os melhores espectadores a não ser pastores?

Nós devemos imitar a conduta desses pastores. Precisamos ver o que eles fizeram quando foram confrontandos com a mensagem do nascimento de Jesus.


I - Eles receberam a mensagem.

10 O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: 11 é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lc 2:10-11

Imagine aquela visão? Eu acredito que eles pensaram assim : porque nós? porque aqui?
Um anjo apareceu aos pastores e disse : hoje lhes nasceu o salvador.

Os judeus tiveram muitos salvadores. Eles pecavam e assim Deus mandava um salvador. As pessoas de Israel estavam acostumadas com um salvado. Mas nunca tiveram um como esse que foi anunciado aos pastores.


a– Eles receberam a mensagem de um salvador indefeso.


Jesus era totalmente dependente de Maria quando nasceu. Ele estava enrolado em panos.
Lá estava o bebê de Belém. Ele se parece qualquer coisa menos um rei. Ali, naquela manjedoura estava o rei.

b – Eles receberam a mensagem de um salvador humilde.


E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. 12

Alguns acreditam que o lugar onde ele nasceu morava uma família pobre e provavelmente os animais ficavam debaixo do mesmo teto.

Eu fico pensando que se Jesus tivesse nascido num castelo, com muitas riquezas, com poder,acredito que muitas pessoas que sentem não ter status, se sentiriam desqualificadas e não iriam seguir a Jesus. Mas ele se fez pobre, ele se indentificou conosco. O texto diz: Jesus era rico mas se fez pobre por sua causa. 2 co 8:9.

O anjo disse : O sinal é este, vocês irão encontra a criança num estábulo, enrolado com panos.

Olhe ele na manjedoura!

“Ele nasceu numa manjedoura para poder te preparar uma mansão no céu”

Ele começou o ministério com fome, e ele é o pão da vida
Ele começou o ministerio com sede, e ele é a agua viva.
Ele foi acusado de estar com demônios, e ele explusa demonios.
Ele chorou, e ele enxugará todas as nossas lágrimas.
Ele foi levado ao matador como ovelha, e ele é o nosso pastor.
Ele foi vendido por 30 moedas,e ele pagou nossas dividas.
Ele morreu na cruz, e ele por sua morte, destruiu a morte.

c - Eles receberam a mensagem de um salvador do céu.

Fico pensando na campanha do Barack Obama. Quanta fama, quanta popularidade, quanto alvoroço. Alguns jornalistas escreveram: “Obama “ o salvador dos brancos.

Isso nos mostra que o ser humano tem um desejo por um salvador. Alguém que de esperança, alguém que de segurança, alguém que lidere.

A vinda de Jesus a esse mundo foi silenciosa, não teve agitos, faixas, foi algo quieto.

O nosso salvador veio do céu porque não podíamos ir lá. Ele desceu porque não podíamos subir. Não eramos capazes e nem aptos.

II – Eles responderam a mensagem.

Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer. 15-16


Imagine o contrário ? Se eles não tivessem ido até o bebê Jesus? Imagine a cena. Quarenta anos se passaram. O neto de um deles pergunta: Vô, o que aconteceu naquela noite que vocês viram um anjo? Ele responde: Foi algo maravilhoso. Ficamos com medo! Ele nos disse que deveriamos ir até a cidade de Belém porque o salvador tinha nascido. Ai o neto pergunta: E como ele era? Não sei! Nós nunca fomos. Nunca o conhecemos. Nunca procuramos saber quem era ele.

É assim que muitas pessoas fazem com Jesus. Não procuram saber quem ele é. Não tem tempo para meditar na verdade sobre o bebê de Belém. O salvador.

Você pode ouvir a palavra de Deus, ter uma revelação se sentar e não fazer nada. Mas eles foram lá. Eles foram os primeiros convertidos do evangelho sem dúvidas.

Ouvir não é o suficiente. Você pode ouvir e não responder a mensagem. Você vem aqui todos os domingos e sempre ouve. Ma você podem sair daqui sem responder a mensagem. O fato de você ouvir, achar bom, entender, não é o bastente. Você precisa responder a mensagem.

Crer não é ouvir, crer é responder ao que você ouviu.

Eles sairam e foram lá ver o que estava acontecendo. Eles expressaram fé. Não adianta sempre ouvir o evangelho, ler a Bíblia e não responder, você precisa obedecer. Eles obedeceram. Quando você obedece á mensagem que você ouviu você expressa fé. Isso é crer.Você pode dizer: eu entendo, eu sei, eu compreendi, mas você naõ creu até obedecer. Na obediência eles expressaram fé.

O fato de você nascer em um lar onde sempre ouve, o fato de você ir á igreja onde sempre ouve, o fato de você ter amigos que sempre conversam sobre Deus, não faz a menor diferença. Você tem que responder ao que você ouve. Assim como eles você ouviu a mensagem de Cristo.

Abandone os seus pecados, seus hábitos, sua teimosia, sua rebeldia. Faça como os pastores que seguiram a instrução.

III - Eles contaram a todos.


E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino.17


Você precisa contar para as pessoas o que aconteceu com você. O que Jesus fez por você. Não precisa saber técnicas, não precisa saber a Bíblia toda decorada. Você tem que ser capaz de falar o que Jesus te deu e o que ele é pra você.Não precisa saber as quatro leis espirituais.

Fale com as pessoas que você conhece,pergunta a elas se elas sabem onde estarão daqui a 100 anos. Fale de Jesus, comece a plantar a semente.

IV – Eles se alegraram com a mensagem.

Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado.20

Natal é o melhor momento do ano. Agente sente esse clima de amizade,de alegria. Até mesmo as pessoas que não acreditam que Jesus é o filho de Deus dão feliz natal para as outras pessoas. Até mesmo os ateus celebram.

Eu celebro o natal porque com a vinda de Jesus os meus pecados foram perdoados. Todos! Eles sairam glorificando a Deus e suas vidas nunca mais foi a mesma.
Jesus mudou não só a vida deles, mas também mudou a vida das pessoas que creram nele até hoje. Ele mudou a história.

Eu quero te perguntar algo pessoal. Ele mudou a sua história? Eu não quero que essa igreja seja freqüentada por hipócritas. Domingo são uma coisa mas durante a semana são outra.

Aquilo que você sabe sobre Jesus irá determinar a maneira que você vive. Se você sabe que Jesus veio morrer pelos seus pecados então você irá pensar nele quando a tentação vier.

Se você sabe que ele é Deus, você irá enfrentar os problemas com otimismo sabendo que ele tem o controle da história.

O que você vai fazer com Jesus?

Ouvi sobre um dono de uma loja de brinquedos que no natal ele começou a vender bonecos de Jesus enrolado em panos com versículos bíblicos. Mas as vendas foram uma tragédia . Então ele colocou um anúncio dizendo: Compre agora Jesus com 50% de desconto. Aproveite a promoção.

Jesu tem que ser recebido pela fé, ele não está a venda. Ele veio ao mundo, ele se entregou por você.

Nenhum comentário: