domingo, 14 de dezembro de 2008

Um travesseiro macio para uma cabeça cansada

"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Rm 8:28


Introdução : Esse texto tem sido um travesseiro macio onde os cristãos podem deitar suas cabeças cansadas. Esse texto é um conforto em tempos difíceis. Essa grande declaração nos mostra que Deus tem o controle de tudo. Mesmo quando você sente que as coisas estão fora do controle, Deus está usando cada situação na sua vida para os seus propósitos.
Um cientista idoso escreveu uma carta para o seu filho dizendo: Você é um ser humano magnífico. Sendo criado por Deus, não há nada temporal ou terreno que possa te dar alegria real, porque vc é maior do que qualquer coisa nessa terra. E no mesmo tempo que você é esse ser superior, não há nada nessa essa terra que possa te fazer miserável, porque você é maior do que qualquer coisa.

Você é filho de Deus. A semente do Todo Poderoso Deus está em você. Porque você é filho de Deus, todas as misérias do mundo não podem te fazer miserável. Você está nas palmas das mãos de Deus.

E para que você entenda isso, você precisa conhecer Romanos 8:28. Deus está trabalhando para o seu bem. Seu futuro é brilhante. Se você é um crente Deus vai usar tudo o que acontece na sua vida para o seu bem. Não há motivo para viver desanimado, dizendo que nada dá certo pra você, porque Deus está no controle de tudo.

O que o texto não diz:

1 – O texto não diz que todos tem um final feliz.
2 – O texto não diz que Deus vai fazer tudo do seu jeito.
3 – O texto não diz que tudo o que acontece em nossas vidas é bom.
4 – O texto não diz que tudo coopera para você ser um rico ou ser sempre saudavel.
5 – O texto não diz que tudo vai ser como você quer.

Vamos analisar o texto parte por parte e ver qual a mensagem.


1 - Sabemos

Nossa esperança nos momentos dificeis não é baseada no pensamento positivo. Tipo : vai dar tudo certo. É certamente baseado nas verdade que Deus está no controle de tudo, que ele nos ama.

Nós cristãos não vivemos de talvez ou provavelmentes. Nós não vivemos de especulação, ou de hipóteses. Nós sabemos. Sabemos que todas as coisas trabalham para o bem daqueles que amam a Deus.
Nós sabemos que Deus usa tudo para o nosso bem.

Um repórter perguntou a algumas pessoas que moravam na cidade atingida pelo katrina. O que você perdeu? As pessoas estavam revoltadas. Algumas culparam o presidente,o prefeito e outras até mesmo culpavam a Deus.
Mas uma senhora estava em paz. O repórter disse: E a senhora, o que aconteceu? Ela disse: Perdi tudo, mas tenho meus filhos, e estou viva. Agradeço a Deus por isso. Deus está do meu lado, só sei isso.

Ela disse : Eu sei que Deus está comigo. Deus está no controle. Ele está do meu lado.

Lá em Genesis 42:36 podemos ler como Jacó se sentiu. De acordo com a tradução NVI ele diz: “Todas estas coisas estão contra mim”. Note o que esta escrito aqui e o que está escrito em Romanos 8:28.

Jaco disse: “Todas essas coisas estão contra mim”.

Romanos 8: 28 “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”.

Quando as coisas não saem do nosso jeito, sentimos que as coisas estão contra nós. A nossa primeira queixa é dizer “tudo está contra mim”.

A primeira declaração tem um percepção humana. A segunda tem um percepção de Deus.

Jacó estava se queixando da sua situação, pensando que seu filho José estava morto mas ele não estava. Ele era o governador do Egito. A fome que eles estavam passando era um instrumento de Deus para unir a família.

No fim da história, Deus uni a familia de Jacó no Egito, e eles tiveram farturas, porque Deus estava transformando o mal em bem.

Um homem conhecido como “o homem Romanos 8:28”, Bernard Gilpem, sempre citava esse verso no dia a dia. Um dia ele estava viajando para Londres para pregar numa confenrência. Mas ele quebrou a perna. Um jovem veio com um tom de ironia e disse: E ai amigo, isso coopera para o seu bem ? Ele disse claro, a Biblia diz.
Um mês depois ele descobriu que alguem estava querendo matá-lo porcausa das suas pregações. Tudo vai cooperar para o seu bem.


1 – todas as coisas


Alguns homens foram homenagear um empresário que havia criado uma empresa. E todos estavam falando dele. Alguém que tinha trabalhado com esse empresário, chamado Sam, disse que ele era o responsável por levar as notícias ruins ás reuniões da empresa. Mas ele disse que nunca iria se esquecer uma vez ele levou uma notícia ruim e o Sam disse. Espere: Romanos 8:28 ainda está na Bíblia? O gerente disse: Sim Sam está, pelo o que eu sei está.
Então isso vai mudar. Isso vai trabahar para o nosso bem. Não fique desanimado. Essa era a sua filosofia de trabalho. Esse homem foi admirado no mundo por sua capacidade de liderar, sua visão e otimismo.

Todas as coisas incluindo noticias de problemas financeiros, desentendimentos erros pessoais, até mesmo tragédias.

O texto não está falando que todas as coisas são boas. O texto está falando que todas as coisas cooperam para o nosso bem. O que isso quer dizer é que Deus pode pegar as coisas, mesmo sendo ruins, e fazer com que elas cooperem, trabalhem para o nosso bem. Ele pode causar o nosso bem.


Faltas e fracassos.

Quando diz que todas as coisas trabalham para o bem daqueles que amam a Deus, isso inclui nossos pecados e fracassos, quando nos voltamos a Deus para que o sangue de Cristo nos purifique.

Algumas vezes nós dizemos: eu sei que Deus pode pegar as coisas que acontecem comigo e fazer com que elas cooperem para o meu bem.

Mas você diz: Mas eu causei esse problema, eu estraguei tudo. Eu arruinei o meu lar, o meu casamento, eu falhei com os meus filhos. Eu perdi o controle e perdi meu emprego. Eu baguncei minha vida! Deus provavelmente não iria trazer nada de bom para uma pessoa tola e cheia de erros como eu.

Mas Deus traz sim. Eu posso me lembrar dos velhos pecados que foram confessados, abandonados, perdoados, limpos. Eles me abilitam a aconselhar pessoas com o mesmo problema.

Temos o salmo 51 porque Davi pecou com Bateseba. Salomão foi rei, mas veio de um adultério. Deus pode pegar uma situção ruim e fazer com que ela seja benção pra você.

Talvez você diga: Mas no passado eu cometi muitos erros, fiz coisas que não devia ter feito, falei coisas que não devia ter falado. Muito bem, eu entendo. Mas você tem que lembrar a você mesmo que o seu passado não te define, o seu passado te prepara para o futuro.

Acredito que muitas coisas ruins que aconteceram na minha vida no passado, Deus etava usando tudo isso para me preparar para o futuro.


3 – Cooperam

O texto diz que todas as coisas cooperam para o nosso bem, porque Deus é aquele que causa isso. Ele é a causa. Ele faz com que tudo coopere para o nosso bem.
Uma moça chegou até sua mãe e disse: Mãe eu estou arrasada. Terminei com o meu namorado, briguei com minha amiga e tirei zero em química.
A mãe da garota estava fazendo um bolo, e de repente ela disse: Filha coma esses ovos aqui. Ela disse o que ? Nunca! Ela disse: então coma essa farainha ou essa manteiga. Ela disse: Não mãe! E a mãe disse: Filha se você comer alguma coisa separada vai ser ruim. O ovo, a farinha, a manteiga, tudo isso separado não é gostoso. Mas eu posso fazer um bolo gostoso com tudo isso. Deus é assim. Deus faz com que todas as coisas cooperem para o bem. É ato de Deus. Eu sei que pode parecer difícil. Mas é como se ele pegasse ovos, farinha, sal, óleo e misturasse todas essas coisas. O resultado é um bolo. Nas nossas vidas também é assim. Deus usa as coisas ruins da nossa vida para fazer algo maravilho no nosso caráter.


4 – Para o bem

A promessa é que todas a coisas cooperam para o bem.
Quando você consegue o que você quer você diz : Isso é bom. Você pensa que as coisas estão dando certo pra você! Estou bem! Esta tudo bem pra mim. As coisas vão como eu penso. Mas o que é bom pra você pode ser diferente pra Deus.

O bem que o texto fala é um bem espiritual. O seu carater.Tudo o que acontece na sua vida Deus vai usar para amadurecer você, ele vai usar para te tornar mais santo, ele vai usar tudo na sua vida para talhar o seu caráter.

O bem pra mim é ter uma fé aumentando, ser amável, crescer na graça, ser maduro ser como Cristo.

Pra algumas pessoas todas as coisas não vão cooperar para o bem. Todas as coisas vão
cooperar para o mal.Elas terão que enfrentar Deus no juízo, se não se arrependerem.


Daqueles que mam a Deus.

O texto só se aplica aqueles que amam a Deus. Esse texto não se aplica a uma pessoa que não conhece a Deus, que não o ama.
O texto não diz que quando você está amando a Deus com toda intensidade todas as coisas vão trabalhar pra você. Não!
Agora quando falamos de amar a Deus temos que tirar de nossa cabeça que amar a Deus significa amar o que ele nos dá. Nós não amamos as bençaõs de Deus, nós amamos o Deus das bençãos.

Muitos acham que ativismo tem haver com amor. Não, você pode fazer muitas coisas na igreja e não ter um coração devoto. Os fariseus faziam muitas coisas mas não amavam a Deus. Isaías disse: " Esse povo me honra com os lábios mas o seu coração está longe de mim".

Amar a Deus deve ser de coração. Eu sei que existem muitos hipócritas dentro da igreja. Mas como eu sei que amo a Deus?

1 - Você deseja comunhão com ele.
2 - Você ama o que ele ama e odeia o que ele odeia.
3 - Você ama pessoas que ele ama.
4 - Você deseja obedecê-lo.
5 - Você não o ama só quando tudo vai bem.

Daqueles que são chamados para o seu propósito.

Asism como você tem propósitos Deus também tem. Tudo o qe Deus faz tem um propósito. E o propósito dele é fazer o seu caráter ser como o de Cristo. Cada problema, cada situação difícil na sua vida, Deus usa tudo isso para talhar o seu caráter. Leia o verso 29 do capítulo 8 e você vai saber qual o propósito de Deus:

Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à "imagem de seu Filho"

Se o seu maior alvo na vida é ser como Jesus, então tudo o que acontece na sua vida tem um propósito. E você pode aceitar tudo na sua vida com alegria. Se você não tem isso em mente você vai acordar de manhã e dizer: porque tanto sofrimento? porque tudo está contra mim ? Mas se você entende que Deus tem propósitos, você vai olhar para tudo o que acontece e ver que Deus tem um propósito pra você. Te fazer mais parecido com Cristo.

Como é que Deus faz isso? Bem se Deus quer te ensinar paciência ele te coloca numa situção onde há demora. Se ele quer te ensinar amor, ele te coloca perto de pessoas que não são amáveis. Ele coloca você em situações opostas.

Tudo tem um propósito. E Deus não disperdiça nada na sua vida. Seja uma mágoa, um sofrimento, ele usa tudo para transformar o seu caráter.

Conclusão

1 - Crer que Deus tem o controle de todas as coisas nos ajuda a viver nesse mundo de sofrimentos e incertezas.

2 - Essa verdade nos ajuda a vencer a ira e a mágoa em relação a outras pessoas.

3 - Essa verdade irá te ajudar a vencer o medo, a depressão e a preocupação.

4 - Essa verdade vai ensinar você agradecer a Deus em todas as situções.

5 - Essa verdade pertence apenas aqueles que amam a Deus.

Nenhum comentário: