sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Como desenvolver uma atitude correta

Fil 4 2-9

Contexto: Na última vez que preguei, falei que a sua atitude determina a sua felicidade. Mostrei que no capítulo um, Paulo olhava para as situações com a atitude certa. A cadeia em Roma se tornou um campo missionário, os soldados se tornaram discípulos. Ele viu tudo como uma oportunidade!

É importante pensar que Paulo, quando escreveu essa carta, estava na cadeia e tinha muitos motivos para andar ansioso, triste... Mas vemos que a atitude dele é totalmente diferente do que poderiamos esperar. No capítulo dois ele escreve sobre o exemplo que Jesus nos deu :sua humildade e obediência. No capítulo três, ele ataca os hereges da igreja que só pensavam em si mesmos e cujo deus deles era o próprio ventre.
Chegando no capítulo 4, poderíamos pensar que Paulo vai encerrar a epístola porque já falou sobre tudo o que queria. Certo? Errado! Ele , como tinha um grande coração, mostra um lado que, ao me ver, é extraordinário. Ele está aqui tratando de assuntos pastorais,como : divisão no meio da igreja, alegria, ansiedade, o modo pensar cristão...
Temos aqui ensinamentos importantes para nossa vida que vão, com certeza, manter nossa alegria,pois esse era o desejo do apóstolo, que nós e eles fôssemos auto suficientes na suficiência de Cristo.
E eu quero chamar sua atenção para esse capítulo. Nos versículos 2 a 7 , Paulo está expondo o fruto do Espírito: Amor alegria e paz. Se você prestar atenção, vai perceber que nesses textos, esta é a ordem que Paulo usa. Paulo nunca escreve sem pensar. Há uma lógica, uma seqüência.

Amor

I - Precisamos ignorar as diferenças. v.2-3

Essas duas mulheres não se falavam . Estavam com a cara virada uma para outra. Elas não concordavam em algo. Não sabemos o que era. Elas ocupavam uma posição de liderança, porque Paulo diz: Elas lutaram comigo a favor do evangelho. Na minha opinião eram diaconisas. O problema já tinha se tornado público, pelo fato de Paulo citar os nomes.
Essas mulheres eram crentes maduras na fé.Paulo fala que elas trabalharam com ele. E logicamente eram salvas, porque ele diz no capítulo 4 que os nomes delas estavam no livro da vida.
Ninguém sabe o que aconteceu. Talvez fosse um problema de métodos de fazer a obra diferente, ou uma palavra que falaram uma para a outra. Não sabemos! Talvez uma fosse mais conservadora e a outra mais pentencostal.
Mas não importa! Se importasse a Bíblia teria falado. Não importa mesmo o que era. Por que não importa? Porque o relacionamento com um irmão é mais importante do que chegar a uma conclusão. O amor é mais importante do que chegar num acordo. Elas pensavam diferentes. O que deveriam ter feito? Deveriam ter conversado."Olha Síntique, eu penso diferente, mas vamos caminhar juntas". Isso é o que importa. Mas não fizeram isso!

Note que não existe igreja perfeita. Se você quer uma perfeita você não é bem vindo aqui! A igreja que Paulo plantou tinha falhas! Eu acredito que ambas estavam sendo trabalhadas por Deus. Deus estava aparando as arestas.

Cada problema é uma oportunidade pra Deus trabalhar no nosso caráter. Deus usa pessoas para trabalhar no nosso caráter. Há um propósito mesmo nos conflitos. Deus usa crentes lixas para nos lixar. Não apenas crentes lixas , mas Deus também tem uma caixa de ferramentas para usar no seu caráter. Nessa caixa você encontra o:
Crente trena: Aqueles que sempre estão medindo você. Você sempre está aquem do que deveria. Eles são perfeccionistas insaciáveis que sentem vontade de estabelcer o padrão deles para todo mundo. São pessoas que sempre acham um defeito em você, estão sempre falando do seu defeito. Não se cansam de medir. Eles julgam você pelo próprio padrão de retidão deles.
Tem o crente martelo: São pessoas que manipulam, que sempre querem a coisa do jeito deles. Esse tipo de crente tem a sutileza de um trator, e por onde passa quer abrir o caminho a força. São crentes exigentes, manipuladores e sempre querem usar a força pra conseguir o que querem.
Existe também o crente cerrote: Numa discussão, eles sabem dizer a palavra certa para ferir os outros. As vezes usam sarcasmo, piadas, mas sempre tem o poder de cortar os outros e deixar no chão sangrando.
Você já viu o crente alicate de pressão? São aqueles que apertam você e não sabem quando soltar. Eles são aqueles que sugam a vida dos outros .Não conhecem os limites sociais. Acham que você esta livre para eles o tempo todo.
Existe também o crente esmeril: É aquele crente com personalidade explosiva que espera a oportunidade para poder entrar em cena e jogar faíscas para todo lado.
Tem também o crente machado: Esse crente é aquele que arranca enormes pedaços.Tendem a ser negativos, sempre reclamando e procurando maneiras de cortar os planos e esperanças dos outros.
Tem também o crente argamassa. São aqueles crentes que não tem consistência. São pessoas que mudam como camaleão porque querem agradar. Elas não deixam você ver como elas são e como pensam. Eles sempre dizem sim mesmo que sintam pressionados.
Deus usa pessoas dificeis para trabalhar o nosso caráter. Talvez uma delas fosse uma pessoa difícil de se conviver. O que estava acontecendo é que mesmo um conflito coopera para o nosso bem. Nós crescemos com eles. Deus usa pessoas difíceis.
O que podemos ter certeza é que Evódia era uma lixa no caráter de Síntique e Síntique uma lixa no caráter de Evódia.
Mas o que chama atenção é como Paulo lida com a situação: Ele precisa de um agente de cura. Alguém que vai ajudar a lidar com a situação. Alguém que vai ouvir os dois lados e seja sábio para lidar com a pendenga.
Para ser esse tipo de conselheiro, agente de cura, você precisa ouvir e nunca tirar uma conclusão precipitada. Meu marido, pastor, pegou uma panela pra me bater. O pastor pergunta: é verdade irmão?O marido diz: Eu fiz isso, porque ela pegou a faca e veio para cima de mim, então quis me defender.
No aconselhamento aprendemos que você as vezes tem que aconselhar uma familia toda. As vezes os pais nos trazem um adolecente rebelde e diz : dá um jeito. Mas talvez o problema seja a família. Temos que ouvir os dois lados e não tirar conclusões precipitadas.
Paulo roga , veja: ele não diz: eu ordeno, eu exijo! Ele implora. Rogar é implorar. Resolvam isso. Mesmo que seja necessário, ás vezes um conselheiro, um agente de cura, os que estão de mal , ainda tem a responsabilidade de fazer algo. Paulo escreve a elas. Como a Bíblia nos ensina revolver os conflitos ? Vá até ele e mostra o erro e se ela arrepender perdoa. Só que o nosso pecado é qual? falar mal da pessoa. Em vez de falar com ela diretamente, falmos dela para os outros! Vá diretamente até o irmão e resolva o problema!


Alegria

II - Precisamos buscar alegria no lugar certo. 4-4,5

Ele diz : eu digo novamente. Será que ele não diz só no domingo? Não, ele diz sempre! Ele repete porque sabia que voçê iria perguntar.
Li a história dessa mulher crente que aos 90 anos que perdeu o marido com 70. Ela era parcialmente sega. Todos os dias ela arrumava o cabelo, passava maquiagem e espera o próximo dia com alegria, apesar da sua limitação. Por causa da necessidade , ela teve que ir a um asilo. O vizinho pegou o carro e a levou. Ela teve que ficar esperando algumas hora até que eles arrumassem o quarto dela. Quando veio o atendente ela sorriu. Ele descreveu como era o quarto e disse que tinha cortinas. Ela disse: Um , eu adoro isso. A recepcionista disse: Senhora Jones, a senhora ainda não viu o seu quarto, disse a recepcionista. Ela disse : A felicidade é algo que você escolhe, se eu gosto da maneira como ele foi arrumado ou não, isso não importa! O que importa é como eu arrumo a minha mente.

Vemos nessa carta que muitas coisas poderiam roubar a fecilidade dos discípulos.
Paulo escreve essa carta para ensinar esses crentes que eles deveriam se alegrar apesar das circunstâncias. Preste atenção no que poderia roubar a algria deles:
Os filipenses estavam preocupados com o Paulo;
existiam as divisões dentro da igreja;Eles ficaram inquietos por causa da doença de Epadrodito;havia também a disputa de Síntique e Evódia.
Todas essas coisas poderiam roubar a alegria deles.
Agora Paulo diz: Alegrai-vos no Senhor. Eles poderiam estar tristes porque o pastor deles, o mentor deles, morreria a qualquer momento e Paulo tinha que dizer : Não coloquem sua alegria em mim. Não ponham sua alegria em nada a não ser o Senhor.Por isso é que temos que arrumar essa bagunça na mente.

Qualquer coisa que você tentar basear sua alegria vai acabar falhando com você, seja nós mesmos, nosso sucesso, nossa capacidade, nossa família, seus filhos, não importa o que seja, um dia isso passa. Vai chegar um dia que nós mesmo teremos que deixar esse mundo e veremos que não podemos levar nada.
Deus nunca fica velho, antigo, não morre, não muda, por isso temos que por nossa alegria nele. Nem mesmo no ministério posso colocar minha alegria. Porque é facil encontrar pessoas que eram ativas e agora não podem mais estar no ministério! Como são pessoas frustradas! Tudo porque não colocaram a alegria no Senhor.

Paulo diz: Não coloque sua alegria em mim, eu posso morrer a qualquer momento.Não coloquem sua alegria nas circunstâncias, porque elas mudam sempre. Não coloque sua alegria na família, porque eles vão morrer um dia, nos bens, porque eles ficam velhos, desvalorizam, mas coloque no Senhor.
Por detrás de toda decisão que você toma tem uma motivação: Eu quero ser feliz. Paulo era o homem mais feliz que ja existiu e estva dentro da prisão. Agora as pessoas que se casam, as que se separam,o fazem porque quereem ser feliz. As que guerreiam, as que voltam da guerra, as que se matam... Toda a motivação é : o desejo de ser feliz. Paulo nos mostra a fonte: Vá na fonte. Em Jesus você tem tudo.


Seja a sua moderação conhecida
Aqui significa domínio próprio.Significa a capacidade de considerar o que é importante ou trivial. Devemos ter o cuidado de de não sermos rigorosos excesivamente, de não criarmos picuinhas por coisas triviais. Por exemplo: se um crente fala em línguas, ou se ele crê num estilo de culto, eu tenho que ser moderado. Não vou entrar em contenda sobre coisas que são triviais.
Existem pessoas que são tão críticas e não são moderadas, não há na vida delas um equilibrio. Nem sempre sua opinião interessa, tome cuidado para não ter esse espírito crítico, esse gostinho por pecuinhas. Síntique e Evodia deveriam ser assim. Eram pessoas sensíveis, que se chateavam á toa. Não tinham equilíbrio. Um aspecto da moderação ,também, é que você tem uma espécie de amortecedor de atritos. Alguém te fere, mas você tem o equilibrio de não guardar aquilo.
Por exemplo: uma crítica. Alguem disse : A crítica é igual um chiclete. Você pega , põe na boca, mastiga e tira o açucar (a liçao) mas depois cospe o chiclete. Você não deve engulir. Tem que ter equilibrio, moderação.
Precisamos de moderação. Quem eram os mais críticos de Jesus? Sim, os religiosos. Moderação e amabilidade, são coisas que não podem faltar.

Paz
III - Precisamos olhar para o futuro com a atitude certa. 6-7

O antidoto contra qualquer ansiedade é a oração. A psicologia vai dizer que a oração alivía, que a oraçao faz bem, ou, não se preocupe porque isso não muda nada,ou porque a preocupação é prejudicial. Isso é uma boa psicologia mas não é o metodo cristão de tratar a ansiedade.

Olhando para o texto aprendemos algumas lições:
Paulo não diz que sempre que você orar você vai ter o que pede, mas ele diz que sempre , no exato momento você terá a paz. Vamos olhar mais detalhadamente o texto.
Ele diz: Não andeis ansiosos por coisa alguma. Deixa eu definir ansiedade: É um constante meditar no futuro imaginando que será terrivel. Meu futuro é escuro, sombrio...
Antecipação é uma coisa boa. Antes de casar uma pessoa não consegue dormir porque está feliz. A ansiedade não. Ela nos transporta para o futuro, e nos pensar em coisas que provavelmente não serão pensamos e assim nos sentimos infelizes.
Agora temos que pensar na ansiedade como algo destrutivo na vida cristã. Se ela domina você ela é o seu deus, porque ela esta controlando seus pensamentos, suas emoções, sua vida. E só Deus deve controlar voce.
Paulo diz não ande assim, antes ore.
Lembre-se que ele diz que a paz de Deus virá, mas com uma condição : que você ore. Ele divide assim:Pela oração,
Ele diz que sua oração tem que ser um ato de louvor. Pense com quem você está falando. Pessoas vão até os políticos. Porque? Porque eles decidem. Agora pense em Deus. Aquele que sustenta todas as coisas por sua vontade!

Súplica. Traz a idéia de pedidos pessoais. Aqui vejo também como aqueles momentos que você chora diante e diz :eu preciso, necessito, vc clama.

Depois ele diz que você tem que agradecer. Pense porque? Porque se você tem alguma dúvida em relação ao caráter de Deus, achando que ele está contra você , você vai se levantar e sair. Você pode agradecer a Deus por várias coisas. Eu sei que você talvez esteja passando por lutas, mas você agradecer a Deus por ser salvo. Se for lutas no trabalho deve agradecer a Deus por ainda ter um trabalho.

Ai sim , depois que você fizer o que a palavra diz, então você vai experimentar a paz de Deus, que vai exceder todo entendimento.

O salmista nos ensina algo maravilhoso. Ele diz : Deito e pego no sono porque tu me faz repousar. Interessante! A qualidade do seu sono mostra o tanto que você confia em Deus. Muitos podem deitar mas nem todos podem dormir.
Mas você diz: Ele falava isso porque não tinha contas pra pagar, filho pequeno... Ok, vamos pensar em quem escreveu. O autor Dai, estava no deserto e tinha um exército atrás dele, mas ele era capaz de deitar e dormir.

Paulo diz : Ore, porque? Porque a oração tem poder? Porque faz bem? Porque é terapeutica, porque voce vai ocupar a mente de coisas boas? Porque isso atrai coisas boas? Nã! Porque Deus tem poder para te dar paz, e é uma paz que vai além do entendimento. Paulo fala de algo sobrenatural.


Um casal de missionários ( Jhon Carpenter e Sr. Carpenter)tinham uma filha linda, que trabalhava no Oriente. De re pente, ela adoeceu de uma febre chamada tifóide. Eles começaram orar: "Senhor , tu podes curar nossa filha". E começaram orar assim. "Se o Senhor quiser, podes fazer isso". Mas depois de algumas semanas, aquela moça, linda, missionária, faleceu. Na manhã em que a moça morreu a mãe comentou: Não sei te dizer porque, e nem te explicar como, mas sinto uma paz tão maravilhosa. Ele também disse: Eu também sinto uma paz. Só pode ser a paz de Deus que vai além de tudo.

Ele diz que essa paz guardará nosso coração e mente; Guardará o seu coração e mente. Como um muro. Foi a paz de Deus que protegeu a mente e o coração deles e impediu que essa situação transtornasse a vida deles.

É no coração e na mente que começa o caos. As pressões, problemas criam um tumúlto no coração e na mente, então a paz de Deus nos protege em Cristo. O fato é que estamos em Cristo, e por estarmos nele estamos seguros.

Um comentário:

Marcus Rabelo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.