terça-feira, 6 de março de 2012

A oração de Jonas.

Jonas – 2:1-10

Introdução: Todo mundo conhece a história de Jonas. Acredito que cada criança já desenhou o profeta dentro do peixe na escola dominical. E uma história conhecida a do profeta que foi engolido por um peixe, por ter desobedecido a Deus. Mas não pensa que isso apenas é coisa da Bíblia. Há o relato de um homem que ficou dentro de um peixe 100 há anos atrás.

Houve um caso como esse.


O caso de James Bartley, marujo que trabalhava a bordo da baleeira Estrela do Leste, é uma resposta convincente aos que ainda duvidam do texto bíblico relativo a Jonas.
De acordo com os registros do Almirantado britânico, em fevereiro de 1891, Bartley deixou o navio, juntamente com outros membros da tripulação, e tomou a chalupa
durante uma caça à baleia. O mar estava encapelado. O arpoador fez um disparo, a baleia mergulhou e, de repente, voltou à superfície sob a chalupa, despedaçando-a
e espalhando os tripulantes. Todos os marujos foram resgatados, menos Bartley. A baleia morreu e seu corpo foi secionado. Ao abrir a barriga do animal, apareceram
um pé e uma perna. Bartley foi retirado do estômago da baleia, vivo ainda, mas inconsciente. Ele recobrou a consciência, porém ficou sem poder falar por várias semanas.
Lembrava-se de poucas coisas além da abertura de mandíbulas enormes e de ter escorregado para dentro de um tubo comprido em direção ao estômago da baleia,
onde permaneceu por quinze horas, conforme atesta declaração assinada pelo médico de bordo e por todos os outros tripulantes. A visão de Bartley ficou afetada por essa experiência e sua pele perdeu a cor normal. Passou o resto de seus dias em terra, e morreu com a idade de 39 anos.




A mesma coisa aconteceu com Jonas.

Se você tem algum problema com a história de Jonas, você tem um problema com Jesus, porque ele disse que assim como Jonas ficou no barriga do peixe por três dias, o filho do homem ficaria no seio da terra por três dias e três noite.



Contexto:


Ele negou o chamado de Deus.

Ele correu de Deus.

Ele foi descoberto por Deus.

Ele foi jogado do barco.

Ele foi engolido por um peixe.


Jonas, no capítulo 2 , cita vários salmos da Bíblia. Ele conhecia a Deus. E ele sabia quatro coisas que nós precisamos saber . Há quatro lições que podemos aprender com esse profeta:




1- Jonas sabia que nunca era tarde de mais para orar.

2:1-2 Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao SENHOR, seu Deus, 2 e disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz.




É um quadro de desespero! Se sufocando com as algas marinhas, engolido por um peixe, nas profundezas do mar! Você poderia pensar que o tempo de orar pra Jonas tinha se acabado. Mas não, ele decidiu orar no último momento.

Quando ele orou ? Não antes de embarcar, não em casa. Ele orou do ventre do peixe.

Existem situações na vida como as de Jonas.

Situações em que tudo parecer estar acabado.


A falência parece certa, ou já foi declarada.
A sentença do juiz foi determinada.
O divórcio parece inevitável.
A doença foi declarada terminal.
O emprego se foi, já era.
Tudo está contra mim.


No entanto, ele orou no último momento. Nunca é tarde para orar.


A cura para a desesperança está em focar em Deus e não nas circunstâncias.


O texto diz que Deus deu ordens ao peixe e o peixe vomitou o profeta Jonas.


3 - Jonas sabia que estava sendo disciplinado por Deus.

Jonah 2:3-6 Pois me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas passaram por cima de mim. 4 Então, eu disse: lançado estou de diante dos teus olhos; tornarei, porventura, a ver o teu santo templo? 5 As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou; e as algas se enrolaram na minha cabeça. 6 Desci até aos fundamentos dos montes, desci até à terra, cujos ferrolhos se correram sobre mim, para sempre; contudo, fizeste subir da sepultura a minha vida, ó SENHOR, meu Deus!



Jonas estava nas mãos de Deus. Deus lança ele no fundo, mas traz de volta.




Se nós estamos doentes, estamos nas mãos de Deus; se estamos sãos, estamos nas mãos de Deus; se estamos vivos estamos, nas mãos de Deus; se estamos mortos, estamos nas mãos de Deus. Não importa o que aconteça, sempre estamos nas mãos de Deus. Jonas estava nas mãos de Deus. Deus podia lançar Jonas no mar e podia tirá-lo do mar. Deus controla as circunstancias da sua vida como ele quer e do jeito que ele quer.




3 - Jonas sabia que Deus é o único Deus verdadeiro.

Jonah 2:8 Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso.

Um ídolo pode ser um comportamento, uma pessoa, um vício, um bem, um pensamento, tudo aquilo que impede você fazer a vontade de Deus.

Jonas reconheceu que abandonar a Deus, é abandonar a misericórdia. Ele se arrepende nessa oração. Ele reconheceu o que tinha feito.

Quando você abandona a Deus a direção que vai é sempre para o fundo. Como aconteceu com Jonas. O texto está cheio de palavras desceu, “desce até Jope”, “desceu até o profundo abismo”.


Ele volta a se dedicar a Deus de novo. Porque percebeu que Deus é o único Deus.

4 - Jonas sabia que a salvação é Toda de Deus.


Jonah 2:9-10 9 Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação! 10 Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra.


Uma pessoa quando está sem esperança não consegue ver o fim para os problemas; ela não consegue ver salvação! Mas nós olhamos para as circunstancias e conseguimos ver que a salvação vem de Deus.

Deus pode mudar qualquer situação na minha vida, a qualquer momento.



A – Eu ando certo.
B- Se eu estou aqui é porque Deus nos salvou.


A coisa mais maravilhosa nessa parte é que Deus pode mudar qualquer situação na sua vida. Ele é todo poderoso, não existe nada que seja impossível pra Deus.



Conclusão

Nunca é tarde demais para orar.
Deus muitas vezes usa situações difíceis para nos disciplinas.
Deus é o único Deus verdadeiro.
Ao Senhor pertence a salvação.

Nenhum comentário: